Marília

Corpus Christi terá missa campal e procissão na cidade

Dom Luiz Antonio Cipolini durante celebração em 2015
Dom Luiz Antonio Cipolini durante celebração em 2015

Festa que celebra o Corpo e o Sangue de Cristo manifesta publicamente a fé católica na Eucaristia. Em missa campal que reunirá todas as paróquias da cidade, Corpus Christi será celebrado no dia 26 de maio.

As 18 comunidades paroquiais da cidade de Marília organizam festividades de Corpus Christi, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26 de maio, e vai contar com uma grande missa campal, ao lado da Catedral Basílica de São Bento, no centro da cidade.

A celebração que manifesta publicamente a fé católica no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. A data, que é um feriado religioso nacional, terá ainda grande evento em vera Cruz, com a decoração de ruas e procissão em torno do Santuário da cidade.

Segundo o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, a celebração é a ocasião em que a Igreja mostra que o amor divino quer alimentar os seus filhos. “Deus ama o seu povo, e todos aqueles que amam querem estar próximos daqueles que são amados.”

Cipolini afirmou que a Solenidade de Corpus Christi é a festa em que Deus vai ao encontro da humanidade por meio da Eucaristia para “alimentá-la, fortalecê-la e reanimá-la”, e convida: “venham participar conosco deste encontro de irmãos”.

Após a missa, campal, prevista para 17h, acontecerá a procissão com o Santíssimo Sacramento (Jesus Eucarístico) até o Santuário Nossa Senhora da Glória, onde será dada a bênção.

ORIGEM

Com seu nome proveniente da língua latina, a Festa de Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia e professá-lo publicamente por meio da procissão.

A origem da Festa remonta o século XIII quando o Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de mundo, aprovou a celebração em honra ao Corpo do Senhor, sempre na quinta-feira após a oitava de Pentecostes na Diocese de Liège, na Bélgica. A partir do século XIV, o Papa Clemente V confirmou o ato litúrgico ampliando-o para as igrejas do mundo inteiro.