Um encontro entre representantes da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília)e da Secretaria da Saúde deve lançar nesta sexta-feira (13) uma proposta de ações emergenciais contra dengue em corredores comerciais da cidade.
Além de discutir prevenção e fiscalização de potenciais criadouros de mosquito transmissor da doença nos prédios comerciais, a reunião deve analisar propostas para controle nos prédios comerciais fechados.
A ideia é discutir prováveis medidas para estimular controle ou ocupação dos prédios. O foco são depósitos nos fundos dos prédios, muitas vezes a céu aberto, sujeitos ao acúmulo de água da chuva.
“O comerciante sendo atencioso aos cuidados para evitar o surgimento do mosquito, faz com que o empregado tome esse cuidado na própria casa onde mora”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira.
A associação iniciou trabalho interno de prevenção, com controle permanente de reservatórios com água e distribuição de repelentes aos funcionários.
“Os nossos funcionários estão conscientes dos cuidados, e mesmo assim tivemos alguns que foram infectados e nos causou problemas pelas ausências deles no nosso trabalho do dia a dia.” O encontro deve discutir a organização de ações de orientação – com a distribuição de panfletos, comunicações dirigidas – e facilitar outras medidas, como encontros em pontos estratégicos.