A supressão de algumas árvores em uma área da rua 13 de Maio, em Vera Cruz, virou nova polêmica de uma obra espertada há muitos anos que já problemas com enxurradas e muitos debates agravados pelo período pré-eleitoral na cidade.
A remoção das árvores começou na manhã de sábado e alguns moradores fizeram manifestação contra e até chamaram a polícia. Não foram divualgados detalhes técnicos sobre número de árvores a serem retiradas, espécies e problemas identificados,
Informações divulgadas no local durante trabalho da equipe de serviço indicam que a remoção atinge especialmente árvores plantadas de forma irregular e que comprometem a estrutura no local.
A discussão tem ainda como agravante o plantio de algumas das mudas em área próxima à ferrovia, sob gestão da Rumo Logística.
A obra envolve a implantação de uma rede de galerias pluviais para escoamento da chuva. Bueiros que afundaram, erosões, preocupação com dengue e outros insetos atormentam moradores há muitos anos.
O projeto de implantação das galerias recebeu apoio do governo do Estado com recursos e acabou ampliado: deve criar um novo espaço público de convivência no local.
Prevê a ligação do espaço a um calçadão que já existe ao lado, próximo à Delegacia de Polícia da Cidade.
Até a entrega, os moradores seguem preocupados com dengue, com insetos, com enchentes, com árvores e com um jogo eleitoral pesado que há meses espalha troca de críticas às vezes técnicas, às vezes de pura política e que muitas vezes descabam para ataques pessoais e viram caso de polícia e justiça.