Marília

Covid - Marília ocupa 77% de UTIs e tem alta em enfermarias; pacientes locais e da região

Covid - Marília ocupa 77% de UTIs e tem alta em enfermarias; pacientes locais e da região

A saúde de Marília fechou balanço desta terça-feira com um paciente a menos em leitos de Covid na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e apresenta taxa de ocupação de 77% nos leitos. Os dados incluem pacientes da cidade e da região.

A novidade no balanço de hoje é o aumento na ocupação de vagas em enfermarias. Eram 18 na segunda – com 15% do total – e chegaram a 28 nesta terça, com 23,5% do total de vagas.

Uma reunião rotineira de avaliação promovida entre representantes da Saúde municipal com representantes do hospitais apresentou uma avaliação de que os pacientes estão procurando os serviços com quadros mais graves e adiam consultas.

“Quanta mais tarde o paciente procura mais severa é a contaminação. É importante que as pessoas com sintomas procurem o quanto antes, façam as consultas na rede básica e de referenciamento para iniciar o acompanhamento e as medidas de controle antes que se tornem casos para hospitais”, disse o secretário da Saúde, Cássio Luiz Pintor Júnior.

Marília chegou a 82 pacientes internados com coronavírus incluindo leitos do SUS e particulares ou convênios, que representam 43,39% do total de vagas oferecidas na cidade.

O Hospital das Clínicas teve duas altas e no balanço desta terça apresentava 15 pacientes em UTIs, todos leitos do SUS.

O HBU (Hospital Beneficente Unimar) também reduziu internações de UTI, que chegaram a 24 das 26 vagas – tinha ocupação total na segunda.

A Santa Casa registrou dois pacientes a mais – passou de 13 a 15 pacientes – nas 18 vagas de UTI oferecidas, das quais oito são oferecidas para particulares. As dez vagas destinadas ao SUS foram ocupadas.

Veja abaixo o gráfico com todos os dados de internação na cidade