Marília

Covid - Piracicaba regride na quarentena e Estado cita Marília em preocupação

Covid - Piracicaba regride na quarentena e Estado cita Marília em preocupação

O governo do Estado anunciou nesta sexta novas medidas da quarentena e combate ao coronavírus que envolvem regressão de Piracicaba para faixa vermelha, um alerta de atenção para Presidente Prudente, Marília e Rio Preto.

A região de Piracicaba foi considerada em situação mais grave pelo aumento na ocupação de leitos, que chegou à faixa de 80%. O Estado anunciou novos leitos naquela região.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que a epidemia segue tendência de evolução no interior e apontou preocupação em três regiões: Presidente Prudente pelo aumento de óbitos; Marília pelo aumento de internações e Rio Preto pelo aumento de óbitos.

O impacto dessa evolução, caso seja mantido, só deve provocar medidas em relação às três regiões na próxima sexta-feira.

EDUCAÇÃO

O governo discutiu ainda uma polêmica criada por um estudo que aponta projeção de contaminação e potenciais mortes de estudantes na retomada das aulas.

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, disse que a polêmica foi provocada por erro de interpretação e de cálculo de alguns dados, que teriam sido corrigidos pelos responsáveis pela pesquisa.

O estudo apontava potencial risco de até 17 mil mortes. Segundo o governo, a projeção usa dados atuais, que devem ser diferentes em setembro, quando o Estado pretende retomar aulas.

Além disso, disse que o erro nos cálculos provocou muitas interpretações equivocada. “O número seria muito menor, de 1.537 mortes, em todo o país e envolvendo alunos de 1 a 19 anos. Ainda, assim não é um número aceitável. Os protocolos da Educação estão mantidos mas medindo as informações da evolução da epidemia”, disse o secretário.

RÉVEILLON

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou na coletiva que a festa de réveillon na avenida paulista está cancelada. O evento, que reúne em torno de 1 milhão de pessoas, não será realizado.