Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo com indicação de crescimento de 2,6% no varejo em agosto e e 2,8% no acumulado do ano injetou ânimo em empresários de Marília.
Para o presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), Adriano Luís Martins, os dados mostram recuperação do setor em um momento importante, a caminho das vendas de final de ano.
“Isso quer dizer que o comércio varejista está em elevação, no início do principal período de vendas, que é o segundo semestre que se encerra com o Natal”, festejou o dirigente mariliense. O crescimento em agosto foi puxado pela evolução das vendas a prazo, que segundo a pesquisa apontam queda dos juros e maior período para pagamentos.
“De forma geral, em 2018, as vendas parceladas têm tido performance melhor por conta do corte progressivo na taxa Selic. Contudo, o efeito dos juros vem perdendo força”, aponta Marcelo Solimeo, economista da ACSP.
Outro aspecto apresentado pelo presidente da Acim foi a estabilidade no comércio. “Não tivemos nenhum susto, nenhuma surpresa ou qualquer escândalo que pudesse afetar o desempenho do comércio”, falou Adriano Luiz Martins.
Para Adriano Martins, o estudo serve como parâmetro para as demais regiões do Pais, inclusive Marília. “O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal, com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC. A partir deste estudo, penso que o lojista em geral deve se planejar e se preparar para as vendas deste último quadrimestre.”