Há dois anos e sete meses internado na Santa Casa de Misericórdia de Marília, o pequeno Kauê da Silva comemorou o seu aniversário de três anos com a equipe de Pediatria do hospital. A celebração teve direito a salgadinhos, bolo confeitado, suco e refrigerante.
A enfermeira Franciele Marini Dias Santorato lembrou que a equipe da Pediatria da Santa Casa criou um vínculo afetivo com a criança e a família. “A nossa intenção é fazer do setor a casa do paciente. Toda criança gostaria de ter uma festa de aniversário. Fazemos parte da família dele”.
Santorato explicou que Kauê nasceu com uma encefalopatia, condição que afeta funções neurológicas e respiratórias. “É algo genético. Ele já teve um irmão com um quadro parecido”.
O menino foi internado aos três meses, em setembro de 2014, em consequência de doenças neurológicas e complicações respiratórias. Depende de respirador artificial, ligado de forma permanente, em atendimento todo financiado pelo SUS.
De acordo com a gerente do Serviço Social da Santa Casa, Clotilde Carvalho de Souza, é um dos maiores períodos de internação na Pediatria. “Trouxemos um padre para batizá-lo em novembro do ano passado, uma vez que a família é católica. Acompanhamos o Kauê em tudo e também orientamos a família dele na conquista do benefício junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguridade Social)”.
Mãe de Kauê, a dona de casa Rita de Cássia Pereira da Silva falou da satisfação pelo carinho recebido na Santa Casa. “O pessoal aqui é sensacional. Fico mais aqui que em Ipaussu (118 km de Marília), onde moro. A equipe cuida dele como se fosse um filho”.
Recentemente, Rita entrou na Justiça para conseguir os equipamentos que garantem a estabilização do filho dela para poder voltar a Ipaussu. “A transferência estava difícil, mas agora parece que está mais encaminhada. Enquanto isso, utilizo o transporte da Prefeitura de lá para estar em Marília direto e poder acompanhá-lo. É muito bom poder contar com a Santa Casa”.
A irmã de Kauê, Yasmin Vitória, de cinco anos, marcou presença na festa promovida pela Pediatria da Santa Casa neste dia 24 de fevereiro, brincou bastante na brinquedoteca do setor e encantou os profissionais e voluntários que prestigiaram a celebração dos três anos de vida do garoto.
Kauê reagiu emocionado ao carinho de todos e no momento em que a equipe da Pediatria da Santa Casa cantava o “parabéns a você” o pequeno foi às lágrimas.