Representantes de sete entidades de atendimento social de Marília receberam nesta quinta-feira doações recolhidas durante a festa junina solidária do Colégio Cristo Rei, realizada no último final de semana.
Foram 4.200 produtos – média de 600 por entidade – recolhidos como ingresso durante a festa, que chegou à 11ª edição neste ano.
Foram beneficiadas a Associação Amor de Mãe, Asilo São Vicente de Marília, Irmãs Clarissas, Vicentinos da Paróquia Santa Isabel, Amar (Associação Mariliense de Apoio ao Renal Crônico), ACC (Associação de Combate ao Câncer) e os Vicentinos da Paróquia N. Sra. De Fátima.
E a doação é a primeira de duas grandes ações que todos os anos beneficiam entidades. A próxima será ainda maior: uma gincana de estudantes do 6º, 7º e 8º ano já arrecada alimentos que devem ser entregues dia 25. Todos os anos a campanha representa até dez toneladas de produtos.
Arnaldo Stroppa, que retirou a doação em nome da ACC, disse que todos os anos as doações vêm ajudando muito no atendimento.
“Nós estamos sempre em campanhas, em campanhas, até porque a demanda esta crescendo, precisamos dar suporte para os pacientes. Temos que correr atrás”, disse Stroppa.
“A gente agradece muito, somos parceiros antigos, é gostoso ser ajudado quando precisa e nós estamos sempre precisando de doações”, disse o presidente do Asilo São Vicente, Luiz Reginaldo Sardi.
Ele destaca que o asilo oferece diferentes formas de apoio dos voluntários: doações, presença física em atividades, companhia para os idosos, contação de histórias. “Tem muito para fazer, é só procurar o asilo.
A Associação Amor de Mãe recebe doações há pelo menos cinco anos e os produtos ajudam na manutenção da entidade e atendimento a 80 crianças, além de mulheres que participam em cursos de qualificação.
“Todo ano o Cristo Rei tem feito essa colaboração, a gente só tem a agradecer. Atendemos crianças no contraturno escolar, tem café da manhã, lanche, atividades e quem quiser colaborar é fácil encontrar a entidade”, destacou Guinete Grassi, que retirou o material em nome da entidade
A Amar recebe as doações há seis anos e destaca que os produtos servem tanto para uso na entidade quanto para distribuição aos atendidos. São pelo menos 60 atendimentos por dia prestados a um total de 600 pessoas cadastradas em tratamento para problemas renais, disse a presidente da entidade, Geni dos Santos Telles, que é enfermeira no setor de Hemodiálise da Santa Casa.
A Conferência da Santa Isabel atende em torno de cem pessoas de pelo menos 20 famílias com diferentes doações mensais e acompanhamento em situações de vulnerabilidade social.
“Em momento de crise é a parte da população que mais sofre. Então a gente faz atendimento e por um certo tempo, às vezes até dois anos. E quando a família consegue emprego, condição de enreda melhor, nós atendemos novas famílias, sempre tem fila”, explica Domingos Sabattini.