Marília

Curso de Libras forma nova turma na Unimar e amplia inclusão

Curso de Libras forma nova turma na Unimar e amplia inclusão

O curso de Libras da Universidade de Marília (Unimar) formou 85 pessoas, entre acadêmicos e comunidade, dos módulos básico e avançado. Familiares e amigos se reuniram no anfiteatro da reitoria da Instituição para assistir a apresentações culturais e a entrega dos certificados.

O projeto de extensão da Instituição é oferecido gratuitamente desde 2014. Para a coordenadora do projeto, a professora Célia Pavarini da Silva, é sempre uma alegria poder formar mais turmas. “Eu fico feliz por que é a conclusão da dedicação, empenho e interesse dos alunos. Estou muito contente, a cada semestre que chega ao fim eu fico muito ansiosa e parece até que sou eu quem vai pegar o certificado”, conta Célia.

A Ivana Cláudia de Oliveira Lopes procurou o curso para conseguir se comunicar melhor com a Maria de Tal, que é surda e paciente interna do Hospital Espírita de Marília. Ela concluiu o curso em 2015 e neste semestre retornou para trazer a Maria, para ter melhor qualidade de vida com o conhecimento da língua dos sinais.

“No começo eu achei difícil, que jamais eu conseguiria me comunicar, mas a gente vai aprendendo e passa a se doar e receber amor das pessoas que não ouvem, então você quer cada vez mais conversar e sente a necessidade de fazer a diferença na vida deles. Eu estou sempre estudando para estar presente na vida da Maria e fazer o melhor a ela e para nós também, porque enquanto a gente pensa estar ajudando a eles, são eles que nos ajudam”, ressalta Ivana. 

Formanda do termo intermediário, a Maria de Souza Lima dos Santos é professora na área de educação infantil e começou o curso para melhorar a comunicação com alunos deficientes auditivos, mas hoje vê a importância deste conhecimento e ensina para todos os seus alunos.

“É uma forma de inclusão, a gente sempre tem que estar aprendendo e inovando os conhecimentos.  Eu estou realizada, é um prazer muito grande, a gente adquire muito conhecimento durante quase dois anos de curso. Eu não sabia nada e agora ensino as crianças na escola que trabalho e na igreja. Os alunos pedem para ir ao banheiro com a linguagem dos sinais. A gente fica feliz em também motivar pessoas”, comemora Maria.

A professora Célia, coordenadora do projeto, vê que ensinar libras é sua missão de vida e fica realizada com cada certificado que entrega. “As pessoas falam que aprendem libras para ajudar aos surdos, mas não vejo assim. Você está aprendendo libras porque você também vai se tornar uma pessoa melhor, uma pessoa bilíngue, é uma troca”, explica.

“Nós ajudamos aos surdos e eles nos ajudam. Não tem uma palavra no dicionário para expressar a felicidade de poder ensinar libras a tantas pessoas e hoje o que eu vejo acontecer aqui não é outra coisa a não ser Deus na minha vida, porque ensinar era meu sonho de consumo e a cada semestre eu vejo que este sonho aumenta e vai se multiplicando”, comemora a coordenadora.

Para 2019, além dos módulos básico e intermediário, a Unimar abrirá o curso “Conversando em Libras”. As aulas serão realizadas entre março a junho e agosto a novembro. As inscrições estão abertas no Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão.