Marília

Curso em Marília forma turma de inclusão digital e prevê novas vagas

Curso em Marília forma turma de inclusão digital e prevê novas vagas

Um grupo de 36 alunos recebeu das mãos do reitor Luiz Carlos de Macedo Soares, do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), o certificado de conclusão do curso de Inclusão Digital.

É um curso dirigido a interessados no grupo da Melhor Idade e também dos alunos da APAE – Marília, que recebem orientação especial para aprender ou aperfeiçoar uso da informática.

O curso começou em fevereiro e contou com a coordenação da profa. Renata Paschoal e a participação de alunos como monitores.

Os estudantes  Cássio Guilherme Viana dos Santos, Evandro Garcia, Otoniel Mattoso Monteiro e Ricardo Euclides Lopes Barbosa, do curso de Sistemas de Informação, participaram do programa.

Em aulas semanais a nova turma teve acesso à introdução do uso dos programas básicos de informática, aprendeu a redigir pequenos textos, enviar e receber e-mails, acessar sites de buscas ou de saúde, fazer compras  online pela internet e até mesmo criar e manter um perfil no Facebook.

Segundo a coordenadora todas estas atividades promovem a maior inclusão social dos participantes e os integram com esta modernidade que está disponível nos equipamentos de uso pessoal , como computadores, tablets, notebooks, iphones e outros.

Por consequencia ganham também maior mobilidade social e todas estas vantagens acabam trazendo mais saúde mental e física para os alunos.

O  exercício da atividade cerebral e o aprendizado de novas tarefas são muito importantes para prevenir doenças degenerativas, como por exemplo, o mal de Alzheimer.

Outro fator relevante é a integração com redes sociais onde descobrem novas amizades, combinam encontros ou marcam atividades que podem ser realizadas em pequenos ou grandes grupos.

Desta turma faz parte a senhora Emiko Okada, antiga funcionária da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha que nos anos 90 exerceu a função de bedel. Ela compôs o grupo de funcionárias encarregado de passar as listas de presença em sala de aula e colher as assinaturas.  

O curso teve o total de 40 horas de carga horária e para o próximo ano já estão previstas novas turmas. O curso é também impactante para os alunos da APAE/Marília e já formou 12 turmas desde o início das atividades.

Com esta especialização alguns destes alunos conseguem se engajar ao mercado de trabalho em empresas de Marília e da região. 

A participação de alunos do curso de Sistemas de Informação como monitores vai ao encontro da proposta e da Missão do Univem que prioriza e incentiva a formação humanista.

O reitor Macedo Soares fez questão de cumprimentar a todos. Para ele a perseverança destes alunos é inspiradora para os jovens universitários dos cursos de graduação do Univem.

“Fico feliz em ver que a Fundação consegue se manter fiel aos propósitos de promover a assistência social em suas variadas instâncias. Atendemos desde o jovem carente com bolsas de estudo total ou parcial e também grupos da comunidade em atividades de extensão. Fazemos a nossa parte para uma sociedade cada vez mais justa e mais mais fraterna”.