Custos como salários, obras e gestão de trânsito vão entregar a Emdurb amarrada às multas em Marília. A situação é um desafio para a promessa de eliminar radares, um tema forte da campanha eleitoral.
Há mais dúvidas no caso. Os radares estão embutidos em um contrato maior que envolve gestão e talonário digital para os agentes nas ruas, entre outros serviços. A forma jurídica e administrativa do ajuste é incerta.
Uma coisa é definida. Acabar com radares não acaba necessariamente com multas. A fiscalização nas ruas inclui 31 agentes de trânsito com poder de autuação.
Quanto eles representam em multas? A página da transparência da Emdurb não diz, mas o fim dos radares pode jogar luz sobre o caso.
Custos
A arrecadação com as autuações ajuda a manter salários, sinalização, fiscalização e obras de mobilidade. Um custo que a empresa aumentou em medidas como a contratação de dez agentes no último processo.
E que pode subir mais: a Emdurb está em concurso para mais profissionais – dois engenheiros de trânsito e assistentes administrativos -.
Tem ainda pelo menos mais 24 profissionais na folha de pagamento, além de estagiários.
Orçamento
O orçamento da empresa para 2025 é projetado em R$ 48 milhões, dos quais R$ 6,5 milhões são repasses da prefeitura. A proposta não discrimina receita com multas de trânsito, mas pode passar dos R$ 30 milhões.
Neste ano a projeção é de R$ 25,9 milhões. Não deve chegar a tanto, de acordo com a empresa. A página de transparência mostra arrecadação de R$ 12,9 milhões até agora.
De qualquer forma, as infrações são parte importante no planejamento de arrecadação para pagar as contas da empresa. Além de salários, os recursos financiam investimentos em mobilidade, como sinalização, obras e equipamentos das equipes.
Qual a saída? O deputado estadual e prefeito eleito, Vinícius Camarinha, disse ao Giro Marília que pretende reformular a empresa. E repetiu que vai anular os radares.
Transição
“Iremos suspender as atividades dos radares. Iremos reorganizar o funcionamento da Emdurb. Estou aguardando transição para aprofundarmos os estudos”, disse Vinícius ao portal.
Além do trânsito, a Emdurb é responsável também pela gestão do cemitério e rodoviária. Mas a arrecadação nestes serviços é muito pequena perto do orçamento da empresa.
Assim como o prefeito eleito, resta à cidade esperar a transição.