O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) muda a partir de janeiro o sistema de cobrança das contas de consumo na cidade para cobrar em cada fatura o consumo dos últimos 30 dias. Hoje os moradores pagam conta de consumo feito dois meses antes. Ou seja, em janeiro vão pagar o consumo de novembro. A conta de dezembro seria paga apenas em fevereiro.
Para adequar o sistema, o Daem teria que cobrar duas contas em janeiro – as contas de dezembro e novembro. Para diminuir o impacto deste custo, o Departamento vai parcelar a cobrança em 12 vezes. Assim, em janeiro cobra 30 dias de novembro e mais 1/12 de dezembro. Em fevereiro paga janeiro mais 1/12 de dezembro e assim por diante até dezembro de 2015.
Apesar de diminuir o impacto, a medida deve deixar o custo um pouco mais alto mês a mês durante todo o ano. Apenas em 2016 o consumidor volta a pagar apenas 30 dias de consumo.
“Até agora, o contribuinte que ia pagar a sua conta verificava que a leitura era de dois meses atrás. Se ele tivesse algum problema, como um gasto excessivo naquele período (o que poderia ser um vazamento dentro da residência), ficaria muito tarde para detectar esse distorção. Agora, com a leitura simultânea terá condições de fazer esse acompanhamento”, explicou o diretor do DAEM, João Carlos Polegato.
O diretor explicou que a leitura simultânea já é aplicada em praticamente todas as cidades do país tanto nas prestadoras de serviço de água como também de energia elétrica.
“Com a medida sendo aplicada em Marília, o contribuinte terá condições de fazer o acompanhamento do consumo que efetivamente ocorreu durante o período de 30 dias e não de dois meses atrás”, concluiu o diretor do DAEM.