A proibição é antiga mas as placas são novas. Com mudança na sinalização e pedidos para que os pescadores saíssem, o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) retomou na tarde desta sexta-feira as iniciativas para afastar pescadores e visitantes da represa Cascata, um dos pontos de abastecimento de água da cidade.
A represa sempre atraiu invasões ilegais – e acidentes – especialmente em temporadas de calor. O acesso melhorou e as invasões também com a abertura d anova avenida Cascata, que vai ligar a Santa Casa ao cinturão de condomínios de luxo na cidade.
No final de semana, dezenas de guarda-sóis, visitantes e pescadores ocuparam a margem da represa para aproveitar o calor. Mas a avenida será oficialmente inaugurada com festa na manhã deste domingo e as novas placas, e fiscalização já vão entrar no cardápio de enfeites para exibir na festa oficial.
A proibição não é só uma questão de controle de pesca e vai além da legislação ambiental. A represa é uma área fechada, de acesso restrito, com riscos de acidentes e também com controle de segurança para abastecimento de água de toda a zona leste.
Apesar disso, a falta de estruturas de lazer – como o parque aquático municipal, que segue sem uso – arrasta turistas e visitantes todos os finais de semana. A chance de peixes de graça também.
A partir desta sexta e pelo menos até domingo, vai ter placas novas e gente de olho para acabar com essa brincadeira.