Marília

Daem nomeia vice-presidente e encerra reorganização

Daem nomeia vice-presidente e encerra reorganização

O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) nomeou nesta terça-feira (28) o engenheiro Carlos Domingues Pires para assumir a função de vice-presidente e encerrou o processo de reorganização provocado por decisões judiciais.

Duas decisões do Tribunal de Justiça em 2014 tornaram ilegais quase 30 cargos de nomeação política que existiam no departamento. Há aproximadamente dez dias a Câmara aprovou a fase final de reorganização do órgão e transformou cinco diretorias em dois cargos de gestão – presidente e vice.

Carlos Domingues Pires ja atuava no departamento como Diretor de Obras e ficou apenas alguns dias afastado, assim como o presidente, o engenheiro João Carlos Polegato, que ocupava a função de diretor-executivo.

O desafio agora é avaliar se as diferentes funções comissionadas eram mesmo exagero ou se vai haver perda de qualidade na gestão e atendimento. E terão de responder pelo planejamento, diretrizes de abastecimento, acompanhamento de serviços, controle de finanças e gestão administrativa.

Segundo o Tribunal de Justiça, o município usava cargos de nomeação política para funções técnicas, que devem ser exercidas por servidores concursados, como engenheiros, administradores e contabilistas, entre outros.

A Prefeitura diz que não pode realizar concursos por estar no limite dos gastos com servidores estabelecido pela lei de responsabilidade fiscal.