Marília

Daem troca presidente em meio a turbulências e proposta de concessão

Daem troca presidente em meio a turbulências e proposta de concessão

Dois dias antes de completar nove meses como presidente do Daem (Departamento de água e Esgoto de Marília), o engenheiro civil João Augusto de Oliveira Filho, 51 anos, foi exonerado da função em portaria assinada pelo prefeito Daniel Alonso e divulgada neste sábado.

Diferente da posse, a saída de João Augusto não provocou nenhuma manifestação oficial da prefeitura e ocorre em meio à discussão sobre o projeto de concessão dos serviços de saneamento básico na cidade.

Antes da concessão do departamento – já transformada em lei – a gestão envolveu situações como pressão pelo Plano de Carreira no Daem, reajuste de tarifas após longo período sem alterações de valores e uma arrastada licitação para novo poço na zona norte.

Também durante a gestão de João Augusto, avançou uma investigação sobre contaminação e danos à represa da Água do Norte que teria sido provocada por condomínios de luxo na região da represa Cascata.

Formado em Engenharia Civil pela Unimar (Universidade de Marília) e mestre pela Escola de Engenharia de São Carlos, o engenheiro chegou ao Daem em 2017, como vice-presidente.

Foi nomeado após o fracasso de uma tentativa de levar o vereador Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho, para o comando do departamento, em setembro do ano passado.

O advogado Ricardo Hatori, que ocupava o cargo de vice-presidente, foi nomeado para dirigir o departamento. Hatori já avia ocupado ainda o cargo de diretor jurídico do Daem e na gestão do ex-prefeito Vinícius camarinha foi assessor também na Codemar.