Marília

Daniel deve aumentar IPTU para 2019 em 9% e por decreto

Daniel deve aumentar IPTU para 2019 em 9% e por decreto

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Marília deve ficar pelo menos 9% mais caro a partir de 2019 e em um reajuste por decreto do prefeito Daniel Alonso.

A informação foi apresentada pelos secretários municipais da Fazenda, Levi Gomes, e de Planejamento Econômico, Bruno Oliveira, durante audiência pública na Câmara nesta quinta-feira. “Vamos ter que aplicar o que é da lei, o IGP-M, qualquer coisa acima disso depende de negociação com os senhores vereadores.”

A previsão do aumento foi apresentada em resposta a uma pergunta de um servidor municipais. O secretário de Planejamento informou que o imposto pode ser corrigido por decreto com limite do reajuste pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

O secretário explicou ainda que no valor total do orçamento o impacto deve ser de 1%. A revelação sobre o reajuste provocou momento de tensão entre Levi Gomes e o vereador Luiz Nardi após a revelação do índice, que neste mês fechou em 8,86%.  O índice final será definido em novembro, ou seja, vai crescer e passar de 9%.

Nardi – Não é um risco que a população corre de ter um aumento de 8,86%?

Levi – Sim, da mesma forma que foi zero no ano passado, se tiver IGP-M neste ano fazemos por decreto, simples assim. Nos trabalhamos um ano todo sem nenhum centavo e se tiver IGP-M vamos aplicar IGP-M, pura e simplesmente

Nardi – Valha-me Deus

Levi – Eu falei Valha-me Deus ano passado quando sabia que iria trabalhar um ano sem reajustes.