Marília

Daniel recebe propostas de ações ‘imediatas’ para lixo; veja prioridades

Daniel recebe propostas de ações ‘imediatas’ para lixo; veja prioridades

A comissão organizadora da Plenária do Lixo, que reuniu diferentes segmentos da comunidade em agosto deste ano para discutir coleta e destinação final de resíduos em Marília, entregou ao prefeito Daniel Alonso relatório final do encontro com propostas de ações ‘imediatas’ e uma lista de prioridades.

A relação inclui soluções para reciclagem, destinação de entulhos, plano de coleta e disposição final, coleta seletiva e outras medidas (veja prioridades abaixo).

A organização lembra que o Workshop do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), realizado em abril e consolidado em junho, apontou soluções para lixo como prioridade – leia mais aqui -.


Além das propostas, a Plenária apresentou ao prefeito a formação de um grupo de acompanhamento e fiscalização das medidas oficiais.

“Já falamos muito sobre o custo elevado, cerca de R$ 17 milhões por ano investidos pela Prefeitura na coleta e transbordo das mais de duzentas toneladas de lixo produzidas diariamente. Mas não é só de economia que estamos falando. A falta de uma destinação correta para os resíduos dos mais diversos tipos também é um problema ambiental, de saúde pública e que compromete seriamente o desenvolvimento da nossa cidade”, diz manifesto oficial da Matra (Marília Transparente) uma das responsáveis pela Plenária com a Associação Ambientalista de Marília – ONG Origem. 

“A Matra sai fortalecida com este trabalho, como também o CODEM que está trabalhando com este tema e agora temos que ir adiante, encontrando alternativas para avançarmos, principalmente com relação à coleta seletiva de lixo”, disse o empresário José Geraldo Garla, membro da Matra.

Hildebrando de Azevedo Souza, Presidente da Matra, disse que os problemas são de todos os moradores. “A população tem a obrigação de auxiliar da maneira correta, de modo que as coisas sejam feitas não para o agora, mas para sempre”.

Veja abaixo as prioridades listadas na Plenária.


– Implantação e revisão imediata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; 

– Criação de Secretaria específica de Meio Ambiente, sob o comando de especialista da área; 

– Implantação imediata da coleta seletiva em todo o Município, com o devido planejamento de como esse trabalho será executado e a destinação que será dada aos materiais recolhidos; 

– Regularização de uma área para o descarte dos resíduos da construção civil, com as devidas tratativas com o segmento (“caçambeiros” e Associação da categoria), além dos grandes geradores deste tipo de material (como as construtoras), para processamento adequado por meio de usina de reciclagem da totalidade dos resíduos da construção civil produzidos no Município; 

– Apoio ao Programa Estadual “Município Verde/Azul” em sua integralidade; 

– Envio de Projeto de Lei pelo Executivo para o Legislativo que discipline a gestão dos resíduos de responsabilidade dos “grandes geradores”; 

– Criação de um grupo de trabalho integrado pelo Poder Público e por membros da sociedade civil organizada para acompanhamento, apresentação de proposições e assessoramento da gestão dos resíduos

– Elaboração urgente do Plano Municipal de Saneamento Básico, cujo prazo termina em 31 de dezembro de 2019 e, sem o qual, o Município ficará impedido de receber recursos da União.