A Receita Federal disponibilizou a partir desta segunda-feira o programa padrão para declaração do imposto de renda referente ao exercício de 2017, com novidades. Maior detalhamento dos bens, obrigatoriedade de informação de CPF de dependentes e mudanças no painel inicial são algumas das inovações.
Na região da Delegacia de Marília, que compreende 56 municípios, a expectativa é de que sejam entregues 166.806 declarações. Marília, com 45 mil declarações, tem o maior volume. Borá, com 137, o menor.
Segundo a Delegacia da Receita em Marília, o detalhamento na relação de bens pode ainda exigir informações complementares dependendo da natureza de cada bem declaro.
O programa Meu Imposto de Renda substituirá o m-IRPF, a retificadora on-line e o rascunho, permitindo o preenchimento de declarações do IRPF 2018 originais e retificadoras. O APP estará disponível nas lojas para aplicativos de celular/tablet e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) para computadores.
O prazo de entrega vai de 1º de março a 30 de abril de 2018. Contribuintes ainda podem procurar orientação por três formas de contato:
– computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2018, que estará disponível no sítio da Receita Federal na internet;
– dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, acessado por meio do aplicativo APP “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas de aplicativos Google play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS;
– computador, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no sítio da RFB na Internet, com o uso de certificado digital, e que pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração eletrônica ou a procuração de que trata a IN RFB nº 1.751, de 16 de outubro de 2017.
O programa da DIRPF 2018 permite a impressão do DARF para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as em atraso.