A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou um alerta de perigo para frio intenso e queda brusca de temperaturas em Marília com previsão de mínimas na faixa de 5º. O alerta foi divulgado também pelo Instituto Nacional de Meteorologia com status de perigo, o segundo em gravidade na metodologia do órgão.
Mais que situação de desconforto, os alertas apontam riscos à saúde especialmente para público considerado mais vulnerável, como idosos, crianças, pessoas com problemas respiratórios e população em situação de rua.
A prefeitura da cidade divulgou nesta terça uma orientação para encaminhamento de moradores em rua para a Casa Cidadã, que oferece abrigo, alimentação, cobertores e roupas.
A Casa Cidadã funciona na Rua Paraíba, 674, a partir das 17h. A abordagem social pode ser acionada pelos telefones (14) 98111-8291 ou (14) 98111-7920 de segunda a sexta das 8h às 19h e sábado das 8h às 14h.
O alerta da Defesa Civil destaca especialmente Marília e as regiões de Itavepa, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Norte e Noroeste do Estado, onde há risco de geada.
A situação é provocada pelo avanço de uma frente fria. O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru aponta nebulosidade, risco de chuvas fracas ou moderadas e entrada de uma massa de ar frio polar, causará forte queda nas temperaturas, especialmente na quarta-feira.
ONGs e protetores de animais divulgam alertas também para situações de risco a animais em abandono nas ruas da cidade. Medidas como abrigo provisório e suporte para ONGs podem ajudar nestes caso. Veja abaixo o video da Defesa Civil.