Marília

Defesa Civil do estado lança plano para estiagem na região de Marília

Defesa Civil do estado lança plano para estiagem na região de Marília

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil divulgou nesta quinta-feira o plano geral de contingência para atendimento a situações de riscos em virtude da estiagem em Marília e região.

Prevê a adoção de medidas antecipadas à deflagração de focos de incêndios em coberturas vegetais, bem como as destinadas à promoção e a recuperação da saúde da população, a partir do acompanhamento dos índices de Umidade Relativa do Ar

Será estruturado em quatro níveis de riscos: Observação quando a umidade relativa ficar em até 30%; atenção com umidade entre 30% e 20%; alerta caso ao índice fique abaixo de 20% e Emergência para níveis abaixo de 12%.

Na variação dos índices, prevê medidas de monitoramento diário, vistorias preventivas em áreas de preservação e de interesse estratégico com alto índice de risco de incêndio; eventuais plantões permanentes, divulgar informações e até interromper atividades de rico nas situações de emergência.

O plano também orienta eventual necessidade de mapas temáticos de área de risco de incêndio e apoio às ações de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros por meio de órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O plano atinge os municípios de Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Cândido Mota, Echaporã, Florínia, Garça, Herculândia, Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo.

O desencadeamento, a coordenação e a supervisão das ações do Plano serão responsabilidade da Coordenadoria Estadual, com atuação de órgão regional e das comissões de Defesa Civil nas cidades.

O plano será válido até 30 de setembro e pode ser prorrogado caso as condições técnicas apontarem indícios de riscos à comunidade.