Marília

Denúncia ao MP pede medidas contra caos no trânsito da SP-294 em Nóbrega e bairros

Denúncia ao MP pede medidas contra caos no trânsito da SP-294 em Nóbrega e bairros

Uma representação encaminhada ao Ministério Público em Marília pede intervenção do órgão para resolver dificuldades no acesso e saída de bairros e do distrito Padre Nóbrega, em Marília, que tiveram trajetos complicados por obras na rodovia SP-294.

Um morador produziu vídeos em diferentes momentos e pontos do trajeto e aponta espera de até meia hora para percorrer menos de dez quilômetros, com atraso para chega ao serviço e outras situações de risco e transtorno.

O problema já dura duas semanas e afeta moradores dos bairros Vida Nova Maracá 1 e 2, Montana, Jardim Trieste Cavichioli, além do distrito. Bloqueio de acessos e pistas, pistas simples e excesso de tráfego criam a combinação caótica.

“Com o avanço das obras “outras formas” de acesso à estrada foram simplesmente inutilizadas pela concessionária que está administrando a reforma, fato que causa um verdadeiro colapso nos principais horários em que o trabalhador tenta sair (e ou retornar) dos referidos bairros para “buscar” seu sustento financeiro ou levar filhos a escolas)”, diz a representação.

O documento cita trajeto realizado no dia 30 de maio, com tempo estável, e o morador diz ter enfrentado um quilômetro de fila.

 “Fico imaginado quando chover, o que irá ocorrer? Mesmo saindo 30 minutos antes, fiquei refém da fila e cheguei ao trabalho com alguns minutos de atraso. Para poder trabalhar devo obrigatoriamente acessar o retorno mais próximo”

A representação diz ainda que ele entende a necessidade das obras e o progresso que elas representam, mas defende medidas de planejamento, orientação e suporte para os moradores.

Cita ainda o trajeto ampliado em função dos desvios e lembra que os moradores são famílias de baixa renda. “Também, devo chamar a tenção para o aumento de risco de acidentes devido a manobras de alguns motoristas irresponsáveis que tentam fugir do trânsito excessivo. “

O desvio em Nóbrega pode durar até cinco meses, segundo previsão de obras da Eixo-SP, a concessionária responsável pela rodovia e pela duplicação e modernização naquele trecho. Veja abaixo um dos vídeos gravados pelo morador.