
O governo do Estado publicou no Diário Oficial de São Paulo uma série de desapropriações de áreas em Marília e cidades vizinhas que devem abrir espaço para a segunda etapa de duplicação de trechos da rodovia SP-333, privatizada em 2017.
Além das desapropriações, o Diário Oficial do Estado traz publicações da Cetesb sobre apresentação de pedidos para licenças ambientais das obras, que envolvem movimentação de terra e interferências em áreas com nascentes e córregos da região.
Em um comunicado enviado ao Giro, a Entrevias Concessionária de Rodovias, responsável pela gestão da estrada, diz que deve “em breve” iniciar as obras de duplicação de um trecho aproximado de 83 quilômetros da SP-333, de Marília a Assis e Júlio Mesquita a Marília.
“O início das obras deve acontecer entre o final deste ano e o início do próximo ano, dependendo do avanço dos processos de aprovação de projetos pela ARTESP (Agência Reguladora), licenças ambientais e desapropriações”, diz o comunicado.
A Entrevias projeta dois anos de obras para conclusão da duplicação e indica um investimento na faixa de R$ 400 milhões.
A concessionária assumiu a rodovia em 2017 e teve a primeira fase de duplicação, com nove quilômetros, entre o Contorno de Marília e o trevo de acesso à rodovia BR-153.
Em 2018 a Entrevias iniciou a operação das praças de pedágio que devem financiar os investimentos e a remuneração da companhia pela concessão. Duas praças estão na zona territorial de Marília: a 500 metros do trevo da BR-153 e na divisa com Echaporã.