Marília

Despedida ao empresário Khalil Haddad provoca homenagens em Marília

Despedida ao empresário Khalil Haddad provoca homenagens em Marília

O empresário Khalil Haddad, 96 anos, conhecido por sua atuação na histórica Casa São Jorge em Marília ao lado de irmãos, falecido na terça-feira e velado nesta quarta em Marília aos 96 anos, recebe homenagns de diferentes lideranças e autoridades na despedida. 

Khalil Herdou ao lado dos irmãos – eram sete – o armazém fundado pelos pais na década de 40. Assumiram a empresa no início dos anos 50. Modernizaram e criaram um símbolo no comércio da cidade.

A Casa São Jorge funcionou como atacado e varejo, ofereceu de produtos populares a importados, atendeu zona rural, recebia caravanas de colonos aos finais de semana, promovida entregas em bairros e propriedades afastadas.

Lançou modelos de cestas básicas na região, atendeu empresas e consumidores de balcão até 2007, quando fechou suas portas na rua São Luiz.

Haddad foi também diretor da Associação Comercial da cidade entre 1972 a 1979. A morte do empresário e pioneiro provocou uma onda de manifestações de pesar de lideranças na cidade. Veja algumas das mensagens.

“Lamento muito pelo falecimento do sr Khalil, grande empresário e pioneiro, que deixou muitos ensinamentos à toda classe empresarial e à comunidade em geral. Agradeço muito por sua dedicação á cidade e ao comércio”, disse o prefeito Daniel Alonso.

“A família Haddad fez história no desenvolvimento de Marília, é um trabalho que precisa ser valorizada. E ele foi uma pessoa muito importante para a evolução do nosso comércio, levou o setor a um padrão diferenciado”, disse o empresário Pedro Pavão, que substituiu Haddad à frente da Acim.

“Pessoa objetiva, sincera e supertranquila”, lembrou João Gonçalves, atual coordenador do Programa Acim-Saúde, e que está na associação comercial há quase 50 anos.

“Convicções próprias, firme nas decisões e muito correto”, recordou o conselheiro fiscal Odair Aparecido Martins.

“Marcou época no comércio e na liderança da cidade”, destacou Subhi Admad Khalil Abu Khalil.

“A história fala por si só, que ele foi um presidente que acreditava no progresso, na prosperidade, e foi um defensor do setor varejista com muita garra e determinação”, comentou Adriano Luiz Martins, atual presidente da Acim.

O ex-presidente Libânio Victor Nunes de Oliveira lembrou noite de homenagens que reuniu ex-dirigentes da associação.

“Foi aplaudido demoradamente por todos, que reconheceram o esforço dele em participar da cerimônia e pelo que representava a associação comercial na vida dele.”

 “Eu era muito garoto, e lembro que toda vez que o presidente Kalil Haddad chegava na associação comercial, o clima se transformava para melhor”, recorda José Augusto Gomes, atual superintendente na Acim que entrou na entidade em 1979.

O sepultamento foi marcado para 17h30 desta quarta-feira.