Um dia de mobilização com passeata, carreata, vistorias técnicas e divulgação de informações vai marcar o sábado, dia 13, como o Dia D contra dnegue em Marília. A ação deve envolver a Secretaria de Saúde, carros e militares do batalhão do Exército em Lins, voluntários e representantes de órgãos públicos na cidade.
A carreata e passeata acontecem no centro da cidade com apoio de viaturas do Corpo de Bombeiros. Também no centro deve haver vistorias técnicas na linha férrea a praças, com agentes públicos de saúde e da empresa Agroatta, terceirizada para ajudar no controle do mosquito Aedes aegypti. A cidade deve instalar ainda cinco pontos de orientação permanente no Terminal Rodoviário e nas Ruas São Luiz e 9 de Julho além de distribuir panfletos.
A concentração será feita às 8h30, na Praça da Igreja Matriz São Bento – localizada no cruzamento entre a Rua Sergipe e as Avenidas Nelson Spielmann e Pedro de Toledo. O prefeito Vinicius Camarinha e Tenente Coronel Eraldo Francisco Ferreira Junior – Comandante do 37º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, sediado em Lins, devem participar.
Pelo menos 500 militares, 22 veículos operacionais e duas aeronaves serão utilizados na mobilização do Dia D em várias cidades do Centro-Oeste paulista. “Nosso comboio sairá de Lins, às 7h. Em Marília, teremos aproximadamente 70 militares e três viaturas do Exército participando da ação”, comenta o Tenente Coronel Eraldo Junior.
O Dia D de Mobilização Nacional contra o mosquito Aedes Aegypti é uma campanha instituída pelo Ministério da Saúde, em decorrência da situação de emergência em saúde pública, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS/OPAS) – causada pelo Zika Vírus e em virtude do aumento dos casos de microcefalia no País. A campanha para mobilização nacional conta com o protagonismo dos gestores municipais de saúde.