Marília

Dia do cliente, e o que você fez?

Dia do cliente, e o que você fez?

Aproveitando que ontem dia 15/09 foi comemorado o Dia do cliente, quis trazer essa questão importante de como está o seu relacionamento com ele. Será que você executou alguma estratégia para este dia ou por mais uma vez deixou passar em branco?

Já trouxe em artigos anteriores, a importância não só de se relacionar com o seu cliente, mas principalmente encantá-lo. Os consumidores estão cada vez mais buscando por experiências, sendo mais exigentes e consequentemente fazendo com que as marcas busquem por estratégias inovadoras e criativas.

No calendário de marketing, existem várias datas sazonais que nos ajudam a criar estratégias para atrair e converter mais clientes, sendo algumas delas: Black Friday, Cyber Monday, Semana do Consumidor e Dia do cliente.

O que precisamos é fazer um planejamento para cada uma dessas datas e trabalhá-las com uma boa estratégia para não sermos repetitivos ou fazer campanhas parecidas tanto com valores de descontos, brindes ou comunicações, sem gerar nenhum efeito surpresa ou expectativa.

Outro ponto, é que estamos errados quando pensamos que consumidor só quer desconto. Quando conhecemos de fato a nossa persona, conseguimos identificar quais são os diferenciais que uma marca precisa ter para se destacar entre as demais, e assim, criar uma campanha que atraia os olhares do público, e muitas vezes sem precisar mexer no lucro do produto, mas apenas usando a criatividade.

O Planejamento destas datas sazonais precisa ser feito no começo do ano, para que você possa estruturar quais serão as campanhas e os diferenciais que serão aplicados – sem correr o risco de ter que repeti-las, já que são datas extremamente importantes para o comércio seja ele local ou virtual, onde os consumidores muitas vezes aguardam por estas datas para efetuarem compras específicas e não podem se frustrar.

Mas nem tudo está perdido!

Se não aplicou em sua estratégia de marketing nas datas sazonais que se passaram, fique atento pois ainda temos a Black Friday, Cyber Monday e Natal para serem trabalhadas. Mas lembre-se o planejamento fará toda a diferença para que você tenha sucesso na aplicação de suas estratégias e consiga aumentar suas vendas nessas datas quentes do comércio.