Peregrinos da Esperança

Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília

Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília
Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília | Érica Montilha I Diocese de Marília

Marília - A Diocese de Marília abre Ano Jubilar com celebração que levou multidão para as ruas de Marília no domingo. O ato marca um tempo especial de remissão e perdão, além de libertação dos pecados.

A solenidade trouxe para Marília representantes das 66 paróquias em 36 cidades da área da Diocese. Oferece a experiência de “peregrinos da esperança”, aos ministros ordenados, religiosos e fiéis.

Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília – Érica Montilha I Diocese de Marília

Envolveu caminhada da Igreja Matriz de Santo Antônio até a Catedral Basílica Menor de São Bento Abade, no centro da cidade.

O bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, lembrou que o texto evangélico proclamado narra a ocasião em que Jesus, Maria e José peregrinaram à Casa de Deus (cf. 2, 41-52).

Incentivou que fiéis possam “trabalhar com amor nas pastorais, movimentos e serviços eclesiais”.

Dom Luiz Antonio e Dom Osvaldo: Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília – Érica Montilha/Diocese de Marília

Disse ainda que “o perdão é a essência da amor que sabe compreender o erro e proporcionar o remédio”. A celebração teve ainda a participação do bispo emérito, Dom Osvaldo Giuntini

Ano Jubilar

Este é o 28º ano jubilar na história da Igreja. Começou dia 24, quando o Papa Francisco, na Basílica do Vaticano, em Roma, abriu a Porta Santa. Há diferentes símbolos no ato.

Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília – Érica Montilhas/Diocese de Marília

O primeiro, para reflexão, mostrar Cristo como a porta da salvação (cf. Jo 10,9). O outro é a prática de abertura das paróquias para receber os fiéis em busca de reconciliação, perdão e renovação da fé.

Com procissões penitencias e missas no mundo todo, as dioceses iniciaram hoje o Jubileu 2025!Seguindo a orientação da Santa Sé, nos territórios diocesanos espalhados pelo globo, cada bispo elegeu santuários para que os fiéis possam viver a graça do Ano Santo.

Diocese abre Ano Jubilar com multidão nas ruas de Marília

Francisco também abriu, no dia 26, as portas no cárcere romano de Rebbibia e na Basílica de São João de Latrão. Em 1º de janeiro de 2025 ele vai abrir as portas da Basílica de Santa Maria Maior e, em 5 de janeiro, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Na Diocese de Marília, os santuários escolhidos foram o Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz; o de São José, em Osvaldo Cruz; e o de Nossa Senhora de Fátima, em Dracena. E também, em Marília, a Catedral dedicada a São Bento.