A Diocese de Marília completa nesta terça-feira (16), 64 anos de criação, data que será comemorada com missa em ação de graças celebrada na Catedral Basílica Menor de São Bento às 19h30.
Segundo o bispo, dom Luiz Antonio Cipolini, a celebração pretende reunir o clero, os religiosos e todo o povo para agradecer a Deus pelos anos de evangelização no território diocesano. “Vamos celebrar juntos o aniversário de nossa querida Diocese de Marília. Você é nosso convidado especial, juntamente com a sua família!”, convida.
Para os católicos, entende-se por diocese uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão de fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão apostólica (cf. Catecismo da Igreja Católica, 833).
Criada no dia 16 de fevereiro de 1952 pela Bula Ad Episcoporum munus do Papa Pio XII, a Diocese de Marília envolve 37 municípios e, com base na estatística realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a abrangência concentra 675.659 mil habitantes.
Divida em três regiões pastorais, a diocese de Marília possui 62 paróquias, uma pró-paróquia e 85 padres, entre diocesanos e religiosos.
Dom Luiz Antonio é quarto bispo diocesano em exercício. Antes dele passaram pela Diocese o atual bispo emérito, dom Osvaldo Giuntini, que ocupou o cargo por 11 anos entre 1992 e 2013, por dom Frei Daniel Tomasella, que esteve à frente da diocese de 1975 a 1992, e pelo primeiro bispo diocesano, dom Hugo Bressane de Araújo que, entre os anos de 1954 e 1975.
Nos dois primeiros anos entre a criação e a posse do bispo, a Diocese esteve sob os cuidados do bispo de Lins, dom Henrique Gelain, como Administrador Apostólico.