Pouco menos de 24h antes do horário previsto para uma sabatina que colocaria diretores da Famema em encontro com estudantes para responder dúvidas sobre a crise na instituição, a instituição divulgou que nenhum de seus dirigentes vai participar do encontro.
Organizado pelos estudantes, o encontro deveria esclarecer dúvidas sobre a crise, os problemas no atendimento, ensino e as investigações da Polícia Federal sobre a instituição. Os alunos chegaram a divulgar coleta de perguntas para organizar a sabatina, marcada para 12h de amanhã (sexta-feira, 21) no auditório ao lado do prédio da administração.
A Famema distribuiu nota por volta de 15h30 desta quinta para negar participação no encontro. Segundo a nota. “não há nenhum fato novo diante das diversas manifestações em mídia ao longo deste último mês envolvendo o Complexo Famema e seus Diretores”.
O complexo enfrenta uma crise financeira histórica, com uma sequência de cortes de serviços e polêmicas, incluindo a determinação do governo do Estado para duas auditorias – uma pública e outra a ser contratada – e uma investigação da PF com suspeita de fraudes em contratos e licitações.
A sabatina foi “convocada” pelos estudantes e divulgada desde o dia 15. “Nessa sexta-feira, 21/08, no auditório do Carmelo, o DACA convocou a direção do Complexo, bem como os membros da FAMAR para prestar esclarecimentos para a comunidade”, informou mensagem distribuída pelos estudantes.
A diretoria nega qualquer decisão em participar do encontro. Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela Famema:
“A Diretoria da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) informa que não há nenhum fato novo diante das diversas manifestações em mídia local ao longo deste último mês envolvendo o Complexo Famema e seus Diretores. Não houve até a presente data, qualquer matéria efetivamente passível de manifestação com vistas a eventual defesa, a qual, se vir a ocorrer, deverá tramitar no juízo competente da causa.
Assim, a Diretoria não participará do evento do dia 21.08.2015, organizado pelo Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder, inclusive por falta de previsão estatutária e absoluto amparo legal para a realização da pretensa sabatina.”
Além da nota distribuída pela assessoria de comunicação, a Famema encaminhou uma carta aos estudantes. Além, dos argumentos enviados aos jornalistas, a direção diz na carta que “a Famema possui canais de comunicação institucional visando tanto o público interno como externo para esclarecimento de dúvidas e sugestões, observados os princípíos da transparência e do acesso à informação”.
A Famema informou ainda aos alunos que “uma vez concluídas as medidas judiciais que eventualmente venham a se apresenta, a Diretoria se colca à disposição para esclarecimentos que ainda se fizerem necessários”. Avisados nesta tarde, os estudantes ainda não decidiram que medida vão tomar em resposta à decisão da diretoria.