O médico João Saes Braga, assistente de ensino da disciplina de Cardiologia da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), apresentou a palestra “Prevenção primária e secundária da doença aterosclerótica no paciente diabético” no 26º Congresso Brasileiro de Nutrologia.
Considerado o maior evento de nutrologia da América Latina com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o congresso contou com mais de 3.000 inscritos.
“O diabetes mellitus é uma verdadeira epidemia global, cerca de 1 em cada 10 pessoas no mundo é portadora de diabetes correspondendo a aproximadamente 460 milhões de pessoas e essa população tem 3 a 4 vezes mais doenças cardiovasculares e vive em média 8 anos a menos do que a população sem a doença” enfatizou o médico. João Braga.
A presença do diabetes mellitus aumenta o risco cardiovascular e sabe-se que isso ocorre principalmente pela presença de aterosclerose (doença de obstrução das artérias). Essas doenças correspondem à doença arterial coronária (infarto do miocárdio), doença cerebrovascular (AVC), doença vascular periférica (amputações) e doenças renais (insuficiência renal), com expressiva morbimortalidade e impacto na qualidade de vida e produtividade nessa população.
Por outro lado, temos boas notícias, nos últimos anos tem ocorrido uma verdadeira revolução nos medicamentos que tratam o diabetes, “esses novos medicamentos de diabetes além de reduzirem os níveis de glicose no sangue e tratarem o diabetes, também protegem o coração e os rins reduzindo consideravelmente o risco de morte, infarto, AVC e doença renal” ressaltou João Braga.