
Livre docente na Famema, Spencer Luiz Marques Payão recebe o 14º auxílio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para pesquisa “Expressão de Genes do Ciclo Celular, Mark4 e FOXO em Amostras de Cérebro de Pacientes com doença de Alzheimer e Controles”,
Chefe da disciplina de Genética da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Payão é responsável pelo Laboratório de RTPCR para detecção do Covid-19 do HCFAMEMA e responsável pelo Laboratório de RTPCR para detecção do Covid-19 do HCFAMEMA.
A pesquisa envolve participação no projeto colaborativo internacional com o Brain Bank of Douglas Hospital do Canadá que iniciou em 2009, além da colaboração com pesquisadores da Unifesp, instituição de origem do Prof. Spencer que resultou em vários artigos publicados em periódicos internacionais de alto impacto e de grande circulação mundial.
Segundo o pesquisador, é um projeto inovador na caracterização de genes envolvidos na etiologia e evolução da doença de Alzheimer em áreas distintas do mesmo cérebro de pacientes acometidos pela doença e indivíduos controles. É de grande valia o reconhecimento e apoio da FAPESP desde a minha chegada na Famema”.
A Fapesp é uma instituição pública de fomento à pesquisa acadêmica ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, a Fundação recebe um percentual fixo dos impostos arrecadados no Estado de São Paulo.
Fomenta o financiamento de bolsas e auxílios à pesquisa, em diversas áreas, como Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Letras, Linguística e Artes.