A TV Cultura estreia neste sábado o documentário Dinossauros de São Paulo com uma viagem à região de Marília e volta ao local da recente descoberta de um osso de titanossauro, que mede 1,5m. O fóssil de 70 milhões de anos foi achado durante as obras da rodovia SP – 333, que liga Marília à cidade de Júlio Mesquita.
A região é conhecida como Bacia de Bauru, com formações rochosas propícias para a preservação dos fósseis.
O documentário acompanha também atividades do paleontólogo William Nava, que descobriu o primeiro fóssil de dinossauro na região em 1993.
Ele conta detalhes de suas descobertas e mostra os preparativos para a reabertura do Museu de Paleontologia de Marília, prevista para o ano que vem.
O programa vai a diversos sítios de escavação e acompanha o trabalho de retirada dos fósseis das rochas. Também é relatada a história de moradores que gostavam de dinossauros quando crianças e agora trabalham na área.
Também há a explicação de Rodrigo Santucci sobre a importância das descobertas no interior paulista. O professor e paleontólogo coordena os estudos do fóssil de outro titanossauro encontrado em 2009 na mesma região.
A Universidade de Brasília fará uma réplica do animal, que será entregue ao Museu de Paleontologia de Marília no ano que vem.
O documentário revela ainda como eram e como viviam as espécies de dinossauros no Vale Paulista no período Cretáceo. Os paleontólogos também explicam as diferenças da geografia atual em relação ao período pré-histórico. O documentário vai ao ar às 20h30 e pode ser acompanhado também no site da TV Cultura