Sebastião Leme’, documentário gravado com apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura de Marília, tem pré-estreia agendada para esta
Uma sessão especial nesta quarta-feira, dia 12, vai apresentar em Marília o documentário Sebastião Leme, que conta a história do fotógrafo e inventor que faleceu em 2007 em Marília com história de sucesso profissional, inovações e envolvimento com a comunidade.
O documentário, com direção do cineasta mariliense Rodrigo Grota acompanha parte da história de Leme, que nasceu em Guará em 1918 e entre outras atividades foi o inventor da máquina fotográfica 360º para fotos panorâmicas. E muito além disso.
Leme foi fundador e dirigente em instituições que vão do Foto Cine Clube de Marília à Comissão de Registros Históricos, Maçonaria e outras entidades na cidade.
Também foi diretor do Departamento Fotográfico da companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1950 e atuou na produção do longa Caiçara. Acompanhou a modernização do trabalho e foi pioneiro também em projetos de vídeo.
Documentário reúne depoimentos, material histórico e acervo da família
Deixou milhares de imagens e histórico de exposições, prêmios e divulgação que incluem trabalhos entregues ao presidente dos Estados Unidos Harry Truman.
O projeto ‘Sebastião Leme’ conquistou o 2º lugar no Edital de Chamamento Público da Secretaria Municipal da Cultura de Marília.
Grota, hoje radicado em Londrina, é vencedor de vários prêmios Kikitos, no Festival de Cinema de Gramado – o documentário foi produzido pela produtora Nossa Quintal. Antes da exibição, nesta quarta-feira, o cineasta Grota lança seu livro ‘Fantásmatika’.
Para o documentário, coletou 15 entrevistas e obteve acesso direto ao acervo preservado pela família Leme, doado à Câmara Municipal de Marília.
Em parceria com campus da Unesp de Marília, o grupo de pesquisa coordenado pela bibliotecária Wilza Matos auxiliou na limpeza, organização e digitalização de parte do acervo, que contém mais de 20 mil negativos, fotografias, jornais, revistas, VHS e rolos de película de 8, 15 e 32 mm.
Familiares do fotógrafo com a pesquisadora Wilza Mattos, que participou no levantamento histórico para o filme
O Clube de Cinema também foi um local de pesquisa, a equipe teve contato com documentos e imagens que retratam a era de ouro do cinema interiorano e os personagens que participaram desse momento.
Segundo o produtor Brunno Alexandre, a experiência foi incrível. “O acervo de Sebastião Carvalho Leme revelou a complexidade de um artista completo, pesquisador, cinegrafista, poeta, fotógrafo e inventor, à frente de seu tempo. Estamos contentes com o resultado e agora o desafio é levar o nome de Leme para festivais nacionais e internacionais, preservando sua memória e difundindo sua obra”, disse.
A pré-estreia gratuita está programada para às 20h da quarta-feira, dia 12 de abril, no Cine Esmeralda – sala de cinema do Esmeralda Shopping, avenida das Esmeraldas, nº 701.