
Marília - O Museu Pedagógico de Marília vai receber para manter em acervo uma nota de dez dólares que a polícia apreendeu em 2017 durante caso de tráfico na zona sul da cidade.
A destinação final encerra anos de análise jurídica sobre o procedimento para o depósito da nota. Envolveu análise do Banco do Brasil, empresas de câmbio, apuração de conversão e valor da nota.
Para todas as demandas a 2ª Vara Criminal descobriu que não havia interesse em trocar, comprar, vender ou assumir a posse da nota.
Foram pelo menos oito despachos, ofícios, movimentação de técnicos e serviços públicos até uma consulta para a Secretaria Municipal da Cultura. A pasta aceitou e os dólares do tráfico vão para o museu.
A medida é uma adaptação do artigo 124 do Código de Processo Penal, que autoriza aentrega de instrumentos de crime para museus.
A nota estava no material que a polícia recolheu junto a 380 gramas de na residência de um acusado. Os policiais recolheram ainda R$ 180 em reais, que logo receberam destinação a fundos da Justiça.
Faltava fazer a conversão dos dólares, que emperrou, até agora. A nota vai para o Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabôtolo”.