A vida e a atuação da benzedeira Filomena Maceira Fredemberg, que muita gente conheceu como Dona Rute em Marília, ganhou um documentário e o lançamento vai ter sessão gratuita na próxima sexta-feira, 19, em Marília.
A apresentação, com presença da equipe de produção, vai ser feita, às 20h, no Clube do Cinema de Marília (Av. Sampaio Vidal, nº 245 – Centro, Marília – piso superior).
Mãe, avó, amiga e conselheira, como é descrita pelos produtos do documentário, Dona Rute foi também um refúgio a quem a procurava até sua morte, em 1984.
Mensagens de fé, bençãos para diferentes situações e em especial para pessoas em situação de angústia, eram marca do atendimento na casa da rua Rio Grande do Sul, 447, região central da cidade.
Em meio a esse trabalho, ela criou e educou sete meninas com teto, alimentação e formação em fé.
O documentário apresenta entrevistas com pessoas que moraram, conviveram e recebem bençãos com Dona Rute. E usa como cenário a casa, que resiste ao tempo.
O filme de caráter histórico mescla a vida de Dona Rute com a história e religiosidade da cidade, em abordagens sobre tradições e costumes populares.
Produzido por Tiago Damasceno, que assina a edição de imagens, e Sayer Aurélio, na edição de áudio, tem música de Krêo Fidelis e 93 minutos de duração, livre para todos os públicos.