Marília

Drone invade quintais em bairro com assaltos; moradores chamam PM

Drone invade quintais em bairro com assaltos; moradores chamam PM

Moradores do bairro Jardim Acapulco, na zona oeste de Marília, foram vítimas de uma “invasão aérea” no final de semana  com passagem de um drone com câmeras pelos quintais da casa. A situação assustou famílias já que o bairro tem registrado casos de assalto e invasão a residências por ladrões.

O caso acabou na polícia depois que uma das famílias ligou pela PM e anunciou pelas redes sociais que vai registrar um Boletim de Ocorrência para investigar situação de invasão de privacidade ou preparação para crime.

Segundo a família, o aparelho é barulhento, o que chamou a atenção, e tinha câmeras visíveis. Não ficou tão baixo que pudesse ser alcançado, mas pairou sobre quintais e áreas reservadas de residências.

“Muito barulho. Muita gente ouviu e viu”, contou uma moradora, que apontou ainda situação de preocupação e medo no bairro de classe média e média-alta ao lado do campus universitário.

“Nós chamamos a Polícia Militar, eles disseram que enviaram um carro, mas não vi se a viatura passou”, disse a moradora. O Giro Marília tentou contato com setor de relações públicas da PM mas não conseguiu.

Comandados por controle remoto, drones são aparelhos impulsionados por hélices que podem ser equipados com câmeras para vídeos e fotos e atingir grande altitude. No começo do ano a cidade chegou a usar um destes aparelhos para fiscalizar imóveis abandonados por causa da epidemia de dengue.

O uso dos equipamentos ainda não é regulamentado, o que pode dificultar medidas de repr4essão aos abusos, a menos que seja comprovado o uio dos equipamentos no planejamento de crimes, como invasão para residências.  Além disso, na falta de proteção o uso irregular pode levar a ataques contra os aparelhos. “Tivesse um rojão tinha atirado nele”, disse uma moradora.