Marília

Edinho anuncia volta à Câmara. Ihoshi perde vaga; veja propostas e gastos do mandato

Edinho anuncia volta à Câmara. Ihoshi perde vaga; veja propostas e gastos do mandato

O deputado federal e ex-ministro da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo (PMDB) anunciou em sua página do Facebook que vai mesmo retornar à atividade parlamentar em função da reforma ministerial. Com isso, o deputado Walter Ihoshi (PSD) volta a ser suplente e perde a vaga na Câmara.

Edinho deixa Ministério de Portos e anunciou seu retorno à câmara em publicação em que divulgou também uma carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff, na cerimônia realizada hoje no Palácio do Planalto com a presença de todos os ministros. “Volto à Câmara Federal com a confiança renovada no futuro do Brasil”, diz o deputado, que fez uma relação de obras, viagens e investimentos que acompanhou enquanto ministro.

Walter Ihoshi foi deputado por nove meses, tempo em que Edinho ocupou o Ministério.  Assumiu no dia 02 de março de 2015 como primeiro suplente na coligação PMDB/Pros/PP e PSD depois de receber 88.070 votos, dos quais 16.828 em Marília.

Após a eleição e até o dia 17 de novembro de 2014, dois dias antes da diplomação dos futuros parlamentares, Ihoshi figurou na lista dos eleitos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas perdeu a vaga quando o tribunal liberou a candidatura até então impugnada do ex-governador Paulo Maluf.  Com 250 mil votos, Maluf entrou, Ihoshi saiu.

A composição do novo ministério da presidente reeleita Dilma Rousseff, que deu ao deputado Edinho Araújo a pasta dos Portos, abriu a vaga para a posse como suplente. 

Confira os gastos de gabinete de Ihoshi nos nove meses

Ihoshi previa então um momento tenso, de polêmica pela expectativa de divulgação dos políticos envolvidos na operação Lava Jato e prometia campanha contra impostos. Apresentou emendas a medidas provisórias e até dois projetos de lei para reduzir impostos com impacto social, como preços de próteses.

Os últimos dias de mandato envolveram divulgação de campanhas por redução de impostos e viagens em que Ihoshi recebeu homenagens.  Um de seus pronunciamentos recentes foi de críticas à volta da CPMF, uma das principais medidas previstas no ajuste fiscal promovido pela presidente Dilma Rousseff. Deputado teve ainda encontro com vereadores em Marília, onde deve receber título de Cidadão Mariliense.