O médico Eduardo Bastos, de Marilia, foi eleito presidente da SBCBM-SP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica/Capítulo São Paulo) e pela primeira vez um profissional do interior assume a entidade.
A escolha aconteceu em Assembleia Geral Extraordinária nas dependências da sede da entidade, na capital paulista. Foram formadas as diretorias Nacional e dos Capítulos Estaduais para a gestão da entidade no biênio 2025-2026.
Eduardo lemos de Souza Bastos é formad em Medicina pela Universidade federal do Paraná, mestre e doutor em cirurgia pela Unifesp e diferentes especializações.
Agrega à essa formação, a.participação em pesquisas e eventos internacionais, muita atividade em divulgação de informações em suas páginas de redes sociais – aqui – e cirurgião na Santa Casa em Marília.
“Já participei da gestão da SBCBM-SP em anos anteriores, mas não na condição de presidente. Fico contente por ter recebido a confiança dos meus colegas, mas ao mesmo tempo, sei que isso implica em uma enorme responsabilidade, pois representarei o maior e mais forte capítulo da Sociedade”, disse o Eduardo Bastos.
A entidade reúne 1.500 cirurgiões bariátricos associados e é, em números, a segunda maior sociedade científica da área no mundo, atrás apenas da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, nos estados Unidos.
A votação foi realizada de forma híbrida (online e presencial) durante todo o mês de junho, e poderiam votar todos os cirurgiões membros titulares da SBCBM que estivessem adimplentes com suas anuidades.
“Ao longo dos próximos dois anos eu e meus colegas de Diretoria pretendemos manter algumas iniciativas da SBCBM que têm dado certo, como a realização do Clube Bariátrico, um evento de caráter itinerante que tem levado atualização científica a todos os associados”, disse o médico.
Eduardo Bastos pretende também iniciar novos projetos, como a disseminação do curso ABLS (Advanced Bariatric Life Support) e oferecer todo o suporte para expansão e credenciamento de novos serviços pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Além do cirurgião de Marília, compõem a chapa vencedora as médicas cirurgiãs Carina Fernandes, Marta Lima e Ana Carolina Moreira, e os médicos cirurgiões Wilson Salgado Jr e Alan Trigueiro.