Marília

Educação de Marília recebe homenagem em evento do Instituto Ayrton Senna

Educação de Marília recebe homenagem em evento do Instituto Ayrton Senna

Marília foi uma das cidades homenageadas pelo Instituto Ayrton Senna durante evento para Reconhecimento aos Territórios Parceiros que comemoru três décadas de impacto educacional e fez homenagens a 80 cidades brasileiras consideradas destaques pelo compromisso com a Educação. Houve ainda prêmios para alguns municípios.

A educação de Marília foi citada pelo Instituto com a homenagem junto a outras 14 outras instituições que incluem o Estado do Rio de Janeiro e capitais – Recife e Maceió – além de cidades de diferentes pontos do país.

A fundadora e presidente do Instituto, Viviane Senna, irmã de Ayrton, reforçou o legado do piloto tricampeão mundial e parabenizou a todos pela jornada vitoriosa dos municípios. 

“O Ayrton nasceu com um potencial. Ele estava lá, mas precisou de oportunidades e atitudes, como garra, disciplina, determinação perseverança e todas as competências socioemocionais que estamos falando aqui há mais de 10 anos. Todos nascemos com um potencial e precisamos de oportunidades e atitudes certas para alcançarmos o nosso propósito. Estamos todos aqui porque acreditamos que é possível fazer isso a partir da educação” disse Viviane. 

Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, acrescentou que o evento é uma oportunidade para reconhecer o trabalho excepcional das cidades que institucionalizaram os programas do Instituto como políticas públicas. “Acreditamos que essas histórias de sucesso servirão como modelo e inspiração para outros municípios”. 

O evento contou com dois painéis temáticos: Agentes da Transformação, que destacou personalidades relevantes para a educação, e Políticas Educacionais de Sucesso, em que os territórios compartilharam suas experiências. 

Mediado por Inês Kisil Miskalo, diretora de educação do Instituto, o painel de políticas educacionais apresentou resultados notáveis e estratégias educacionais bem-sucedidas nas cidades Boca do Acre (AM), Domingos Mourão (PI), Licínio de Almeida (BA), Manaus (AM) e Ribeirão Pires.

Já no painel de agentes de transformação, mediado por Ewerton, participaram Rossieli Soares, secretário de educação do Pará, Luiz Miguel Garcia, presidente da UNDIME São Paulo e secretário de educação de Sud Menucci (SP), Marcelo Beltrão Siqueira, prefeito de Coruripe (AL), Ana Dayse Rezende Dórea, ex-secretária de educação de Maceió (AL) e Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral (CE). 

Impacto na Alfabetização: Ribeirão Pires (SP) recebeu o troféu ‘Município Destaque na Alfabetização’ por seu trabalho exemplar, beneficiando cerca de 3 mil alunos com projetos focados em alfabetização e correção do fluxo escolar.

Avanços no IDEB: Licínio de Almeida (BA) foi reconhecido por sua ascensão significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subindo da 1.953ª posição em 2005 para a 92ª em 2021, e alcançando a liderança estadual em 2019.

Desenvolvimento Socioemocional: O Centro Paula Souza (CPS) apresentou seu programa inovador para o desenvolvimento socioemocional, que já impactou estudantes de 41 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), integrando habilidades para a vida ao currículo escolar.