Marília foi uma das cidades homenageadas pelo Instituto Ayrton Senna durante evento para Reconhecimento aos Territórios Parceiros que comemoru três décadas de impacto educacional e fez homenagens a 80 cidades brasileiras consideradas destaques pelo compromisso com a Educação. Houve ainda prêmios para alguns municípios.
A educação de Marília foi citada pelo Instituto com a homenagem junto a outras 14 outras instituições que incluem o Estado do Rio de Janeiro e capitais – Recife e Maceió – além de cidades de diferentes pontos do país.
A fundadora e presidente do Instituto, Viviane Senna, irmã de Ayrton, reforçou o legado do piloto tricampeão mundial e parabenizou a todos pela jornada vitoriosa dos municípios.
“O Ayrton nasceu com um potencial. Ele estava lá, mas precisou de oportunidades e atitudes, como garra, disciplina, determinação perseverança e todas as competências socioemocionais que estamos falando aqui há mais de 10 anos. Todos nascemos com um potencial e precisamos de oportunidades e atitudes certas para alcançarmos o nosso propósito. Estamos todos aqui porque acreditamos que é possível fazer isso a partir da educação” disse Viviane.
Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, acrescentou que o evento é uma oportunidade para reconhecer o trabalho excepcional das cidades que institucionalizaram os programas do Instituto como políticas públicas. “Acreditamos que essas histórias de sucesso servirão como modelo e inspiração para outros municípios”.
O evento contou com dois painéis temáticos: Agentes da Transformação, que destacou personalidades relevantes para a educação, e Políticas Educacionais de Sucesso, em que os territórios compartilharam suas experiências.
Mediado por Inês Kisil Miskalo, diretora de educação do Instituto, o painel de políticas educacionais apresentou resultados notáveis e estratégias educacionais bem-sucedidas nas cidades Boca do Acre (AM), Domingos Mourão (PI), Licínio de Almeida (BA), Manaus (AM) e Ribeirão Pires.
Já no painel de agentes de transformação, mediado por Ewerton, participaram Rossieli Soares, secretário de educação do Pará, Luiz Miguel Garcia, presidente da UNDIME São Paulo e secretário de educação de Sud Menucci (SP), Marcelo Beltrão Siqueira, prefeito de Coruripe (AL), Ana Dayse Rezende Dórea, ex-secretária de educação de Maceió (AL) e Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral (CE).
Impacto na Alfabetização: Ribeirão Pires (SP) recebeu o troféu ‘Município Destaque na Alfabetização’ por seu trabalho exemplar, beneficiando cerca de 3 mil alunos com projetos focados em alfabetização e correção do fluxo escolar.
Avanços no IDEB: Licínio de Almeida (BA) foi reconhecido por sua ascensão significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subindo da 1.953ª posição em 2005 para a 92ª em 2021, e alcançando a liderança estadual em 2019.
Desenvolvimento Socioemocional: O Centro Paula Souza (CPS) apresentou seu programa inovador para o desenvolvimento socioemocional, que já impactou estudantes de 41 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), integrando habilidades para a vida ao currículo escolar.