A educadora Vera Lúcia Lorenzeti Gelás, coordenadora do projeto Amor exigente e uma das principais ativistas da entidade, será a personalidade homenageada com o Troféu Marina Betti Cézar, entregue pela Chácara o Circo todos os anos.
Vera Gelás, como é mais conhecida, é uma pioneira do projeto na cidade e desde 1991 atua com atendimento a famílias e jovens com problemas de dependência química.
Formada em pedagogia, com especialização em orientação educacional e psicologia, participa desde 1975 em programas de treinamento de voluntários.
Durante quatro anos, entre 1974 e 1978 foi presidente da Maternidade Gota de Leite. Atuou por 20 anos com orientação de famílias de baixa renda junto ao Centro Promocional de São Miguel.
Trabalhou por dez anos como professora nas áreas de educação moral e cívica, Redação, Francês e Direção de Escola.
Promove cursos anuais de formação no Amor Exigente, já participou de oito encontros estaduais e dois encontros internacionais da instituição.
Também esteve em grandes encontros nacionais e internacionais sobre prevenção ao uso de drogas.
TROFÉU
O prêmio leva o nome da educadora e esportista Marina Betti Cézar, que além de uma carreira de sucesso na educação pública promoveu com a Chácara o Circo dezenas de ações comunitárias e de atendimento social.
Foi a idealizadora da Feira da Fraternidade na década de 70, que transformou o Estádio Bento de Abreu em um grande espaço de divulgação, arrecadação e promoção de atividades comunitárias.
Foi o suporte para o marido, Waldir Cezar, fundador da Chácara o Circo, no planejamento, incentivo e organização de projetos para atender asilos, instituições de atendimento a crianças, Apae e outras entidades.
Falecida em 2013, Marina Betti Cézar deixou uma história de vida e trabalho que até hoje é reverenciada na chácara e fora dela. Em 2016, a prefeitura deu o nome da educadora a uma escola modelo inaugurada na zona Oeste com projeto do governo federal.
Está é a quinta edição da homenagem. Em 2015,a na primeira, prestou homenagem à médica Doralice Marvule, do Gacch. Em 2016 os homenageados foram Victor e Cecília Paiva. Em 2017 foi entregue ao pediatra Francisco de Agostinho, do projeto Amor de Criança, e em 2018 o reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares.
A entrega do troféu está marcada para a noite de 11 de outubro, a partir de 19h, na sede da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília).