A eleição deste ano vai ter 4.002 votos a menos nas três cidades da região fiscalizadas pela Justiça eleitoral em Marília. Eleitores que deixaram de fazer a biometria tiveram seus títulos anulados e não vão nem constar nas listas de votação.
Vera Cruz foi a cidade com maior perda de eleitores: foram cancelados 2.197 títulos da cidade. Não há como recorrer e os eleitores só podem reverter a situação a partir de novembro. O número representa pouco mais de 25% dos eleitores da cidade.
Em Oriente foram anulados 1.040 títulos, perto de20% dos 4.938 eleitores cadastrados. Em Ocauçu também ficou na faixa de 20% com 765 eleitores fora das eleições.
A falta de informação pode provocar confusão para estes eleitores. Os interessados em consultar de forma antecipada sua condição podem telefonar para 148 ou acessar o site do TSE para consulta de títulos – AQUI –
A biometria foi obrigatória para diversas cidades no país e os eleitores das três cidades deveriam ter procurado o cartório eleitoral até o dia 27 de março. Quem perdeu o prazo ficou fora da votação.
A anulação dos títulos já havia sido determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que divulgou um agosto uma tabela com todos os títulos cancelados – medida que envolve falta de biometria, condenações, ausência em três eleições e outras causas – e foi confirmada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por sete votos a dois em decisão tomada na quarta-feira, dia 26.