Marília

Eleição na OAB começa com inscrições de chapas e até pesquisa Ibope

Eleição na OAB começa com inscrições de chapas e até pesquisa Ibope

A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) abriu nesta terça-feira o prazo de inscrição de chapas para a disputa das eleições que vão definir a diretoria da Secional paulista, os conselheiros secionais e federais, bem como diretores da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e das Subseções, como Marília.

A divulgação do calendário na segunda-feira já foi acompanhada pela divulgação de uma pesquisa Ibope que aponta o atual presidente, Marcos Costa, como favorito com 35% das intenções de votos em um cenário com cinco adversários.Serguei Arbez aparece em segundo com 6%, Caio Augusto Silva dos Santos tem 5%, Antonio Ruiz e Leonardo Sica tem 3% e Roberto Parentoni tem 1%. Os indecisos somam 39%, os nulos 7% e 3% não responderam.

As chapas envolvem divisões na categoria na cidade e em nível estadual, com marilienses como pré-candidatos a conselheiros. As inscrições das chapas completas devem ser realizadas até 30/10. O requerimento e as autorizações dos candidatos serão preenchidos via on-line, nos formulários disponibilizados no site www.oabsp.org.br, no link “Eleições OAB SP”.

Os documentos devvem ser apresentados, em meio físico, na Secretaria da Comissão Eleitoral da OAB SP (Praça da Sé, 385, 5º andar, Centro, São Paulo/SP), das 9h às 18h, observando as instruções apresentadas no portal eletrônico.

Na composição para concorrer ao pleito deve constar os 80 candidatos a conselheiros secionais, incluídos cinco titulares da diretoria, e entre 40 a 80 suplentes. Deve constar ainda os nomes de três conselheiros federais e três suplentes; cinco membros para a diretoria da CAASP e cinco suplentes.

Nas Subseções, devem ser inscritos os cinco membros da diretoria. O registro da chapa e o direito do uso exclusivo do nome escolhido ocorrerá após análise da Comissão Eleitoral. São vedadas candidaturas isoladas, ou que integrem mais de uma chapa.

O candidato deve comprovar situação regular junto à OAB, não ocupar cargo exonerável ad nutum, não ter sido condenado por infração disciplinar, salvo reabilitação, e exercer efetivamente a profissão há mais de cinco anos. 

Para votar o eleitor tem de estar com a anuidade em dia e deverá apresentar a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte ou Carteira de Trabalho e Previdência Social. 

Até dez dias antes da eleição, serão divulgados os locais específicos de votação, de acordo com o número de inscrição na OAB SP.