Marília

Eleição na OAB tem duas chapas em Marília; veja propostas

Eleição na OAB tem duas chapas em Marília; veja propostas

A campanha para direção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo já tem duas chapas inscritas na cidade, com diferentes candidatos em nível estadual e temas que confrontam formas de ver a atuação da entidade hoje em Marília e São Paulo.

O atual presidente da Ordem na cidade, Marlúcio Bonfim Trindade tenta a reeleição e mantém a chapa principal quase idêntica à do último pleito. Terá o advogado Tércio Spigollon como candidato a vice, Pedro Galhardo como tesoureiro, Jose Carlos Rodrigues Francisco como secretário e Cintia Trad como secretária adjunta.

Dois ex-presidentes da ordem na cidade, Tayon Soffener Berlanga e Carlos Mattos, disputam como candidatos ao Conselho de OAB no Estado. Tayon é hoje conselheiro efetivo.

Na outra chapa registrada, Marcelo Forin é o candidato a presidente com Mansur Júnior candidato a vice, Eliane Zago tesoureira, Giovana Rossini secretária, e Andrea Antico como secretária adjunta. Antonio Carlos Roseli, ex-conselheiro titular e atual conselheiro suplente da OAB, e Cassiano Remoli Déo são candidatos a conselheiro na chapa.

Marlúcio Trindade tem 42 anos, é advogado há 21 formado pela Universidade de Marília com pós-graduação no Univem. Em nível estadual apoia a candidatura de Caio Augusto, de oposição, ex-secretário do atual presidente Marcos da Costa.

Para o candidato, o tema estadual da campanha é obter retorno do que é pago em anuidades, com descentralização, mais benefícios e implantação de portal da transparência. “Temos todas as contas desde o 1º mês, Marília está pronta a prestar informações”.

Marcelo Forin tem 54 anos, é formado pela primeira turma de direito da Unimar e advogado há 24 anos com cursos de pós-graduação no Univem e PUC e atualmente em mestrado. Em nível estadual apoia a candidatura de Marcos da Costa à reeleição.

O candidato vê como tema estadual o fortalecimento de conquistas em convênios, com aperfeiçoamento do sistema, lutar em relação ás tabelas de honorários. “E o fortalecimento dos advogados, novos convênios, no Cejusc, na defesa das prerrogativas.”

Confira abaixo as principais ideias dos dois candidatos sobre a atuação da ordem

– Marlúcio Bonfim Trindade

“Sou candidato para não permitir que a Ordem retroceda em uma fase de respeito, interlocuções com as instituições da cidade, condução de trabalhos indicados e realizados e algumas medidas que necessitam ser concluídas, concluir um ciclo.”

– Auxílio ao jovem advogado dentro da OAB

– Promover cursos de pós-graduação da ESA (Escola Superior de Advocacia), da própria OAB em todas as áreas

– Fortalecimento de prerrogativas com a instalação de uma estrutura de procuradoria para atuar nas prerrogativas, destacar advogados que vão atuar em favor de advogados, postular direitos em nome de advogados.

– Criação pelo nosso site de canal de comunicação com Presidente e diretores sobre problemas

– Campanha para valorização da advocacia sobretudo contra atividade no Cejusc sem advogados

“Somos a 7º entre 240 subseções a oferecer serviço de disk-prerrogativa com atendimento 24 horas. Marília atende situações de nove subseções, temos poucas ocorrências, principalmente em delegacias e no INSS e fizemos atendimento em todas.”

– Marcelo Forin

“Sou candidato por um conjunto de fatores, essencialmente porque a gente quer mudanças em Marília, a advocacia mais envolvida com a coletividade, com cidadania, com projetos sociais, com grandes temas.”

– Ocupação da Casa do Advogado em cursos, atividades com a comunidade

– Espaço para novos advogados trabalharem e atenderem clientes

– Convênios com as duas faculdades da cidade para aproveitamento de tecnologia, desenvolvimento digital de serviços

– Levar informações à sociedade, incluindo atividades em escolas, formação sobre direitos, cidadania

– Ampliar participação dos advogados na entidade e a presença da OAB na defesa das prerrogativas

“O que a gente tem visto é muita reclamação. A OAB não tem como evitar os problemas, mas pode estar junto, o advogado precisa ter a segurança de que vai estar amparado, estar seguro para ter liberdade para trabalhar, vai ter retaguarda. Esse não é o trabalho de um, de diretoria, mas de todos, de união.”

A eleição na OAB acontece no dia 29 de novembro. O prazo para inscrição de chapas segue aberto até o dia 30 de outubro.