A candidata do Psol à prefeitura de Marília, Nayara Mazini, está visitando diferentes bairros da cidade com problemas crônicos de pavimentação para apresentar projeto sustentável e de redução de custos com aproveitamento de resíduos da construção civil.
Segundo a candidata, o projeto está no plano de governo como um modelo de impacto social, econômico e ambiental.
“A construção civil é uma das maiores geradoras de resíduos sólidos. Entretanto, esses materiais não precisam ser um fardo. Os resíduos de classe A, frequentemente provenientes de demolições e sobras de obras, podem ser transformados em aliados na recuperação das nossas vias”, explica.
Nayara afirmou ainda que a proposta não é invenção da campanha e explicou que a ideia já provocou até norma regulamentadora técnica para os procedimentos de uso dos reciclados de resíduos sólidos da construção civil.
Segundo a proposta, além de impacto em ruas conservadas, a iniciativa reduz o problema de destinação dos resíduos e o acúmulo de material dos canteiros de obras.
“Além disso, estudos mostram que o custo de construção de pavimentação asfáltica pode ser reduzido significativamente com o uso desses materiais alternativos. Os resíduos podem ser utilizados como material para preparação da base, sub-base e revestimento para a pavimentação”, disse Nayara.