Marília

Em despedida silenciosa, Marília perde a ex-primeira-dama Lucy Godoy de Oliveira Lyrio

Lucy Godoy e o marido, Theobaldo de Oliveira Lyrio: 60 anos de união – Arquivo pessoal/família Lyrio
Lucy Godoy e o marido, Theobaldo de Oliveira Lyrio: 60 anos de união – Arquivo pessoal/família Lyrio

Marília teve no domingo uma perda silenciosa com despedida que merecia mais reconhecimento, a Lucy Godoy de Oliveira Lyrio, 85 anos, primeira-dama da cidade entre 1977 e 1982.

Nascida em São Paulo, chegou ainda criança a Vera Cruz com os pais, Aristeu Zelante Godoy e Antonieta Reipert Godoy. Fez sua formação como professora e conheceu o advogado e cartorário Theobaldo de Oliveira Lyrio, que seria o primeiro presidente da Codemar, diretor do Daem e depois prefeito em dez anos de carreira política.

Com o marido, formou a família – tiveram quatro filhos, Marcelo, Sílvia, Renato e Lilian -, e viveu uma longa relação com 60 anos de casamento, além do namoro.

É lembrada por familiares e amigos como uma pessoa bondosa, de sorriso fácil e atenção à população mais vulnerável.

Em sua atuação na prefeitura, dedicou-se com projetos sociais como a Campanha da Boa Visão em tempos de serviços sem a estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde) e o incentivo à Feira da Fraternidade, uma grande tradição em ação social que acabou perdida na cidade.

Particiipou ainda no suporte a iniciativas de entidades, grupos da comunidade e até grandes eventos, como o Miss Marília, que recebia nomes nacionais. Um deles foi o estilista – que depois seria deputado – Clovodil Hernandes.

Deixou também os netos – Marcella, Rafael, Daniel,Lucas, Leonardo e Enzo – e noras – Ana Valéria e Renata-.

“Sabemos que o seu espírito liberto logo estará trabalhando pelos deserdados da Terra, a todos envolvendo com seu doce olhar. Vá em paz, Lucy. Uma nova vida te espera, numa esfera iluminada, feliz, sem os sofrimentos terrenos. Lugar esse, destinado aos escolhidos da Terra, como você. Até um dia, Lucy. Até o Grande Encontro!”, diz uma mensagem de Ana Valéria Lyrio.

Foi sepultada na segunda. A Prefeitura de Marília divulgou uma nota de pesar.