Marília

Emdurb acumula multas não pagas por motoristas e credencia empresas para parcelar autuações

Emdurb acumula multas não pagas por motoristas e credencia empresas para parcelar autuações

A Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana) de Marília divulgou nesta quinta-feira um chamamento público que vai credenciar bancos e outras instituições financeiras interessadas em oferecer parcelamento de multas de trânsito com pagamento por cartão.

O credenciamento para pagar multas de forma parcelada é autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito e depende dos órgãos fiscalizadores. 

Permite que os motoristas autuados parcelem e peguem ás empresas credenciais custas como taxas de serviços, juros e correção, como em empréstimos.

As interessadas em oferecer o serviço podem fazer o protocolo de credenciamento até dia 16 de outubro, quando começará a análise técnica de documentação e liberação dos serviços.

MULTAS ACUMULADAS

Segundo o edital, o objetivo é promover “outros meios para a regularização de pendências financeiras” junto à EMDURB, que já aplicou 11.447 multas neste ano mas recebeu pagamento de 2.845, com 8.602 multas não pagas.

A tabela indica que o número foi bem maior em 2022 – 14.460 não pagas entre 35.326 multas aplicadas -. 

Mostra ainda 4.041 não pagas em 2021 e 4.815 não pagas em 2020, os dois anos com maior restrição em função da pandemia de Covid. Aliás, mesmo nesta fase, a Emdurb de Marília aplicou 52.590 multas de trânsito.

Os dados estão em uma tabela publicada pela Emdurb no chamamento. Isso porque a página de transparência da empresa, que deveria ter todas as informações, está em apagão desde o primeiro semestre.

A Emdurb informou ao Giro Marília nesta quinta-feira que “está fazendo a migração para o novo sistema de transparência, por este motivo não está sendo disponibilizado as informações. Em breve todas as informações estarão disponíveis para consulta”, resposta que repete há meses, desde que o serviço saiu do ar.