A Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) de Marília marcou para o dia 11 de janeiro a instalação de equipamentos de radares que serão usados em testes e demonstração dos sistemas da empresa DCT Tecnologia, que deve ser a contratada para instalação definitiva dos sistemas na cidade.
Os testes são feitos apenas para demonstração dos sistemas e não vão implicar em multas na cidade. Segundo esclarecimento divulgado pela Emdurb, serão instalados cinco modelos de equipamentos: Radar Fixo, Lombada Eletrônica, Avanço de sinal vermelho, Radar Estático e Talonário Eletrônico de emissão das multas.
Os equipamentos devem ser entregues na Emdurb até esta terça-feira. Uma equipe da DCT e representantes da Emdurb vão acompanhar a instalação e os testes do sistema. A previsão é que após a licitação a cidade passe a contar com 130 radares nas principais avenidas e corredores de distribuição do trânsito.
Para todos os equipamentos o teste vai envolver análise de trânsito em duas faixas, ou seja, duas pistas, que podem ser em sentido contrário ou sentido único. O objetivo é garantir quer todo o trânsito dos trechos onde haverá sistemas seja controlado pelos radares.
Os equipamentos devem ficar em testes por cinco dias na cidade. A Emdurb terá de providenciar todo o sistema de energia e suporte de instalação. A empresa prevê alguns transtornos para os testes, como interdição parcial de pistas para a implantação dos sistemas.
Os radares serão todos lacrados e só poderão ser acessados, inclusive pela empresa, com a presença de representantes da Emdurb para acompanhamento.
A DCT Tecnologia e Serviços apresentou proposta de R$ 2.110.000 para instalação dos 130 equipamentos. Foi a segunda classificada na sessão do pregão presencial. A vencedora no pregão, a Pró Sinalização, sofreu série de recursos e pedidos de impugnação. A ata com resultado do julgamento não foi divulgada pela Emdurb.