Marília

Emdurb suspende testes e retarda compra de radares em Marília

Emdurb suspende testes e retarda compra de radares em Marília

A Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília) suspendeu os testes de equipamentos na licitação que vai contratar uma empresa para instalar 130 radares no trânsito de Marília.

A medida, tomada 48 horas antes dos testes de cinco equipamentos na cidade, foi tomada para que o novo dirigente do órgão, o ex-secretário da Administração Marco Antonio Alves Miguel, tome ciência de todo o processo e informações da concorrência. Miguel substitui o ex-vereador e ex-secretário Luiz Rossi, afastado por motivos pessoais para tratamento de saúde.

Os equipamentos para os testes já estão com a Emdurb e vão ficar sob responsabilidade da empresa até final da análise pela diretoria. Não há prazo definido para a retomada, mas os testes serão remarcados com antecedência mínima de 15 dias.

Segundo a Emdurb, a suspensão também foi provocada pela falta de pessoal para acompanhar todos os testes. Justificativa publicada pela empresa informa que muitos servidores estão em momento de férias, o que impossibilita o acompanhamento adequado.

A medida é mais um atraso em um processo de licitação já amarrado, que começou em setembro mas já atravessou recursos, impugnações, suspensões e mudanças das datas de testes dos sistemas.

A compra dos equipamentos devem representar gastos aproximados de R$ 2,1 milhões da Emdurb, sem projeção de arrecadação a ser criada com as multas, que serão eletrônicas e emitidas com fotos.

A licitação vai instalar radares nas principais avenidas da cidade com diferentes tipos de equipamento, que variam dos conhecidos “pica-paus” para flagrara os excessos de velocidade aos radares “inteligentes” que flagram desrespeito ao sinal vermelho e faixa de pedestre e lombadas eletrônicas.

Confira a íntegra do termo de suspensão.

“Tendo em vista a alteração da Diretoria Executiva da Emdurb, e estando esta se inteirando do andamento do processo licitatório em questão, após reunião com a equipe técnica responsável pelo acompanhamento do certame e fiscalização dos serviços, ficou definido que em virtude das razões já apontadas, bem como pelo fato de grande parte do pessoal operacional, já escasso, estar em gozo de férias, não sendo possível disponibilizar funcionários capacitados para que fiquem à disposição da licitante durante a Demonstração Técnica, que exigirá um acompanhamento por 05(cinco) dias, durante 24 horas por dia, bem como não consistência das  instalações elétricas que também necessitam ser preparadas para o recebimento dos equipamentos para demonstração destes em tempo real.

Assim, ante a todo o exposto, fica SUSPENSO o prazo para a Demonstração Técnica, sendo que verificadas todas as possibilidades e adequações a Emdurb publicará nova data de demonstração com antecedência mínima de 15(quinze) dias, sendo válido ressaltar que os equipamentos já foram entregues, devidamente lacrados, e ficarão sob a responsabilidade da Unidade Requisitante (EMDURB) até a data da demonstração, oportunamente agendada.”