Níveis críticos

Empresa anuncia retomada de captação no Rio do Peixe; pede economia de água

Matra aponta falta de capacidade da Amae e pede suspensão de concessão
Sede do antigo Daem: Matra acusa falta de capacidade da Amae | Divulgação - Prefeitura de Marília

Poucas horas depois de anunciar a suspensão de captação de água no rio do Peixe por causa de uma queimada, a empresa Ric Ambiental anunciou retomada do serviço. Mas prevê alguma demora em ajuste de níveis de reservatórios.

Segundo o comunicado atualizado sobre o caso, apesar da retomada das operações, os reservatórios continuam em níveis críticos. Aliás, a falta de água não vai ser so culpa da paralisação, pelo jeito.

A empresa apontou, mais uma vez, a combinação de fatores como a onda de calor extremo, estiagem prolongada e os incêndios na região. O abastecimento de água, que anteriormente à concessão apresentava situação crítica, ainda não recebeu mudanças.

“Os sistemas de captação de água não estão conseguindo reabastecer os reservatórios na velocidade necessária para atender essa demanda crescente”, mostra a empresa.

A Ric Ambiental faz, ainda, um apelo à população que intensifique os esforços para economizar água e evitar o desperdício.

A suspensão fo abastecimento começou no final da manha, de acordo com a empresa. A Ric apresentou o caso em um relato de incêndio cm paralisação dos serviços e retirada de equipes

O fogo, diz o comunicado, mobilizou os órgãos de emergência, “que agiram com rapidez para controlar as chamas e garantir a segurança dos operadores”.