Marília

Empresa contrata atendentes e encaminha implantação de pedágios na cidade

Empresa contrata atendentes e encaminha implantação de pedágios na cidade

A oferta de vagas de emprego pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Marília ganhou movimento extra nesta segunda-feira com a abertura de cadastro de candidatos a vagas de atendentes de pedágios na cidade.

A oferta não identifica a empresa responsável, mas a contratação encaminha a implantação do serviço na rodovia SP-333, incluindo o trecho do Contorno de Marília. Por contrato, a empresa pode iniciar a cobrança das tarifas a partir de julho deste ano, um ano depois da implantação da concessão.

Os pedágios vão financiar os serviços de conservação, fiscalização, atendimento a usuários e obras na rodovia, além de bancar o lucro da concessionária com a terceirização do serviço.

A rodovia já tem dois trechos de obras para implantação das praças de pedágio em Marília. Prevê ainda mais duas em toda a rodovia, em Pongaí e Florínea, pouco antes da divisa com o Paraná. A de maior impacto em volume de motoristas deve ser a do km 314 da rodovia, pouco depois do trevo de acesso aos distritos de Rosália e Dirceu, mas antes do entroncamento com a rodovia BR-153.

É um trecho muito utilizado por caminhões e motoristas em geral que usam a rodovia em direção a Brasília e o norte do país além de cidades da região, como Guaimbê, Lins e Rio Preto. A localização da praça é polêmica e envolve até discussão judicial,

Haverá ainda outra praça, que será instalada também na área territorial de Marília, poucos metros antes do entroncamento da SP-333 com a rodovia SP-421, que leva a Oscar Bressane e Paraguaçu Paulista.

A previsão de custo das tarifas apresentada pela concessionária Entrevias quando o contrato de concessão foi lançado em 2017, é de R$ 6,80 para a praça de Marília e de R$ 4,80 por veículo. Caminhões e veículos maiores pagam por eixos.

Com os pedágios, a empresa avança ainda em outras obras, como a duplicação dos nove quilômetros de pista entre a zona urbana de Marília e o trevo da BR-153, que inclui a implantação de um trevo duplicado para acesso a Rosália e Dirceu.

Em nota enviada ao Giro Marília, a Entrevias informa que “os candidatos selecionados passarão por treinamento antes de integrar a equipe da Concessionária. A Entrevias avança com as obras de duplicação no trecho urbano da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), em Marília, do km 314+400 ao 323. Todo o trabalho está dentro do cronograma de obras firmado entre a Concessionária e a Artesp. A previsão de conclusão da obra é dentro do primeiro ano de concessão.”