Marília

Empresa de ferrovias vem a Marília na sexta-feira discutir retomada de trens

Empresa de ferrovias vem a Marília na sexta-feira discutir retomada de trens

Um encontro às 19h da próxima sexta-feira (14) na Unimar vai discutir as propostas para retomada da malha paulista de trens e reativação do ramal entre Bauru e Panorama, passando por Marília, para trens de distribuição de carga.

O encontro é organizado pelo MPF (Ministério Público federal) em parceria com a empresa Rumo Logística, concessionária da malha de ferrovias no Estado e que já apresentou em encontro com o vice-governador do Estado, Márcio França, disposição para retomar operações em São Paulo.

Guilherme Penin, diretor de Relações Governamentais e Regulatório da Rumo, e Emanoel Tavares, gerente de Relações Governamentais da Rumo, participam do encontro na cidade.

O objetivo é levar para o encontro técnicos de Marília e cidades envolvidas, empresários e representantes que possam ser envolvidos na discussão sobre transporte de cargas, gestores públicos, classe política e representantes da sociedade interessados no tema.

O encontro não deve apresentar datas ou prazos e nem representa a retomada efetiva da malha. O objetivo é discutir a viabilidade, os investimentos necessários, o potencial da região para contar com o serviço e as implicações da retomada.

A viabilidade econômica é o maior entrave. A renovação da malha envolve investimentos grandes, de longa duração e que precisam ser sustentados por volume de carga e tempo de movimentação suficientes para justificar a medida.

A discussão sobre a malha ferroviária envolve diversas questões, como impacto urbano, pedidos para criação de contornos e anéis ferroviários, formação de áreas de depósito e embarque dos trens, pátios de manobra e segurança, entre outros.

Além de colocar a cidade na rota dos investimentos, Marília precisa disputar com outras regiões pedidos de ampliações e novas estruturas. São José do Rio Preto, por exemplo, onde a malha está ativa, já tem projeto e pedido de recursos para criar o contorno ferroviário que tire os trens  da cidade.